Merendeira do CEI Marlene Kamakura vence o Concurso de Receitas Saudáveis

Maria Aparecida da Silva terá sua receita publicada em caderno de receitas para a alimentação escolar da Itaipu Binacional-

Roney Minella – A merendeira da rede municipal de ensino de Itaquiraí, Maria Aparecida da Silva, foi a grande vencedora do 1º Concurso de Receitas Saudáveis. Ela participou do concurso representando o CEI Marlene Kamakura, na tarde da última quinta-feira (14), no Plenário da Câmara Municipal “Vereador José Pasquini Fernandes”. Cida disputou com outras três cozinheiras: Maria do Carmo, representando a Escola Municipal Jardim Primavera; Isabel Cristina do CEI Pequeno Príncipe; e Ana Paula Ritter, da Creche Pica Pau Amarelo.

Para vencer o concurso, Maria Aparecida preparou e levou para a degustação a receita Rocambole de carne moída e legumes, feito à base de folhas, talos da couve e casca da cenoura, todos reaproveitados e, que em outra situação, seriam descartados pela falta de conhecimento. A receita aproveitou seis produtos da agricultura familiar.

Aos jurados formados pela professora Daniela Cristina Biaca Palhares da 8ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE 8), pela secretária executiva do Consórcio Conisul Édina Brindarolli, secretária municipal de Educação de Itaquiraí Valdirene Rodrigues Salomão, representante da Associação 8 de Março Nerli Gonçalves Batista Julião, e pelo produtor da Associação dos Produtores de Banana de Itaquiraí Luiz Carlos Prudente, coube a responsabilidade de avaliar, por exemplo, a textura, composição, aroma, valor nutricional e sabor dos alimentos levados para o concurso. A degustação exigiu da banca profunda análise, mas, a apresentação visual também valeu pontos.

O CONCURSO

O concurso de Receitas Saudáveis surgiu através de uma parceria do Consórcio CONISUL MS juntamente com a Itaipu Binacional. O evento foi realizado pela Secretaria Municipal de Educação, juntamente com anuência da secretária de Educação Valdirene Salomão e participação da Nutricionista Patrícia Mendonça que envolveu toda a equipe no projeto.

A Itaipu Binacional e o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu através do Convênio Linha Ecológica realiza a cada 4 anos uma formação continuada com nutricionistas e cozinheiras dos 57 Municípios da BP3, sendo finalizado com a realização de concursos de receitas saudáveis para promover a criação de cardápios com alimentos da Agricultura Familiar para publicação do Caderno de Receitas Saudáveis para a Alimentação Escolar.

Neste ano, a Itaipu está realizando a 4ª Formação Continuada e irá publicar o 4º Caderno de Receitas, contudo, a edição 2019 conta com a parceria realizada com o CONISUL, possibilitando que os Municípios de Mato Grosso do Sul inclusos no Consórcio façam parte deste grande evento.

A Formação Continuada cujo tema é: Segurança Alimentar e Nutricional está acontecendo desde maio e será finalizado em dezembro. As funcionárias selecionadas que estão acompanhando a nutricionista Patrícia Mendonça nos encontros da formação são, a responsável por compras Janicleia e as cozinheiras Rosimere e Vaneide.

Em destaque, alguns dos objetivos deste evento, além de incentivar cozinheiras e nutricionista a criarem cardápios com produtos de procedência da agricultura familiar, é estimular a aprendizagem dos estudantes por meio de uma boa alimentação para a prevenção de diversas doenças acometidas pela alimentação inadequada e também à promoção da qualidade de vida.

A vencedora do concurso levou para casa um Kit contendo multiprocessador, liquidificador, espremedor e batedeira, além de ter garantida que sua receita será publicada no 4º Caderno de Receitas da Itaipu Binacional. “Foi um projeto extremamente interessante e importante, pois, participaram merendeiras que atendem nossos alunos, comprovando que a nutrição escolar tem sido tratada com responsabilidade em Itaquiraí e, sobretudo, tem agradado a comunidade escolar. Estão de parabéns todos os envolvidos e as participantes do concurso”, afirmou a secretária Valdirene após o encerramento do concurso.