Sessões da Câmara de Mundo Novo retornam em agosto após período de recesso

A Câmara de Mundo Novo realizou na segunda-feira 25, a última sessão ordinária do 1º semestre de 2018. Os trabalhos foram presididos pelo vereador Gildo Amaral (MDB), e contou com a presença de 10 dos 11 vereadores.  Pinduca(MDB) justifica a ausência em viagem a Campo Grande, viabilizando junto ao Setor de Patrimônio da União uma área para atividade festiva, como rodeio.

A Câmara em recesso parlamentar com retorno dos trabalhos em plenário no dia 6 de agosto. Durante este período as atividades dos vereadores e administrativas funcionarão normalmente.

Na ocasião pelo encerramento dos trabalhos legislativo, o vereador Paulão do PV no uso da Tribuna Livre, destacou uso desapropriado de uma emenda do Senador Pedro Chaves (PRB) utilizado para o pagamento da folha do servidor público, sendo que a intenção primordial seria a contemplação da comunidade diretamente, pedindo maior esclarecimento do montante dos recursos em requerimento acompanhado o pedido do vereador Vavá (PSC) ao Executivo. Na fala do vereador líder do prefeito, Kaudi Filho (PR) agradeceu por fazer parte e ser o próximo presidente Lions Clube de Mundo Novo. Parabenizou os governos: Municipal e Estadual pelo inicio da pavimentação nos bairros Universitários e Vila Nova e a revitalização de uma galeria nas imediações.

A vereadora Rose do Acampamento (PT) agradeceu à presença de políticos no pré-lançamento do seu nome a deputada estadual, no ultimo dia 16, ressaltando os deputados Zeca e Vander, ambos do PT, vereadores e apoiadores em geral. Foi solicitado o encaminhamento de oficio aos congressistas um projeto para iluminação do Estádio Municipal, oferecendo segurança e ampliado o horário de treinos e competições para o período noturno. O vereador Paulo Ricardo (PT) saudando os colegas vereadores, disse da honra de está firme na missão de legislar, agradecendo pela conclusão de mais um semestre de trabalho, independente da visão política de cada vereador, quem mais ganhou foi  à comunidade nesta legislatura, e solicitou os vereadores e Governo para estarem  atentos as emendas prometidas, encerrando o período no próximo dia 30, expressando que  não hesitará em créditos ou descréditos as promessas.

O vereador Vavá (PSC) agradeceu aos envolvidos para realização do Projeto Pingo D´agua que esta no Município em unidade móvel para 300 procedimentos odontológicos através do Senar/MS, sendo um programa com sua assinatura e da vereadora Nilva (PRB)  e cobrou democracia do Executivo para escolha do diretor da Escola Municipal Carlos Chagas, através do voto, sendo uma reivindicação de toda comunidade escolar. O vereador Alfonso Lavarda (PT) disse do elevado valores da folha do servidor publico que excede 58%, inviabilizando para o próximo ano a reposição, e que os contratados são mais de 120. Lembrou que os ex- prefeitos Antonio Cavalcante (MDB) e Humberto Amaducci (PT) adquiriram caminhões coletores de lixo enquanto o prefeito Valdomiro Sobrinho (PR) optou para contratação de dois caminhões, com mais de R$ 45 mil reais por mês. O pavimento asfático do bairro Universitário é  uma emenda parlamentar do deputado Vander (PT) no valor de R$ 480 mil reais com  contra partida do Estado, cobrando o vereador Kaudi(PR) para ser mencionado o deputado na conquista.

A vereadora Nilva Ramos (PRB) na participação de vários projetos de cursos capacitatório, tem relatado os resultados, agradecendo os que confiam, com suporte essencial para outros próximos. Com sua intervenção e do vereador Vavá (PSC)  é realidade o Projeto Pingo D´agua que oferece tratamento odontológico gratuito no período de 25 de junho a 13 de julho, agradecendo a todos pelo apoio em especial a Prefeitura. O vereador Gildo Amaral (MDB) que é presidente da Casa de Leis, no uso da Tribuna Livre, agradeceu a deputada federal Tereza Cristina (DEM) pela indicação de uma patrulha mecanizada ao Município, atendendo uma reivindicação sua e de outros vereadores em viagem a Brasília antes da posse deste mandato, e equipamentos ao Corpo de Bombeiros de Mundo Novo (EPIs). Em reunião com a vice-prefeita Rosária Lucca (PSDB) na qual tem se prontificado junto ao administrativo no encaminhamento de projeto de Lei ao Legislativo para redução salarial dos secretários, prefeito e vice, além da dispensa de mais de 30 contratados e revisão de gratificação para readequar a folha do servidor municipal, não podendo exceder 54% anual, pois prejudica para realização de programas de Governo e plantel seletivo.

O vereador Eduardo Bertipaglia (PSDB) esteve abordando que em toda parte do país há desemprego, não sendo uma particularidade do Município. Elogiou  o secretário de obras, Orandir Ribeiro, pela organização do Pátio de Maquinas, outrora amarrotado com sucatas, além de parabenizar Orandir ex-vereador pela realização no Rancho Ribeiro da Festa de São João no ultimo sábado 23, com maior fogueira da região. O vereador Gessé Ferreira (Pros) último orador disse que o mandato passado deixou de gerar aproximadamente 300 empregos no Município, quando três empresas foram dispensadas, sendo uma para fabricação de chocolate, outra para aço e caixa térmica. Foi comentado do pífio governo que não fez sucessor, com ampla votação ao seu adversário.

No encerramento o presidente Gildo Amaral (MDB) agradeceu a todos expressando a gratidão aos vereadores, administrativo e comunidade que assiduamente acompanhou as sessões com grande participação, quando no Plenário e pela TV Câmara com alto índice.