O caminhão-baú interceptado na tarde de segunda-feira (15) por policiais do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) na BR-163 transportava uma carga de drogas avaliada em R$ 2 milhões. A retirada dos tabletes do compartimento secreto feito no teto do baú foi concluída por volta de 23h. A carga tinha uma tonelada de maconha e cem quilos de pasta-base, matéria-prima da cocaína.
De acordo com o serviço de comunicação do DOF, o condutor do caminhão, José Fabiano de Oliveira, 33, morador em Sorocaba (SP), disse que pegou o veículo carregado em Itaquiraí, a 410 km de Campo Grande, e deixaria em Bataguassu, na divisa com São Paulo. Afirmou que receberia R$ 5 mil pelo serviço, valor considerado baixo pelos policiais, já que se tratava de um carregamento milionário.
A apreensão – O caminhão com placa de Umuarama (PR) foi parado na barreira do DOF próximo a uma praça de pedágio na BR-163, no município de Itaquiraí. José Fabiano não conseguiu explicar aos policiais o motivo de sua presença com o caminhão em Mato Grosso do Sul, já que o baú estava vazio.
O fato chamou a atenção da equipe do DOF, que fizeram uma busca mais detalhada e perceberam o compartimento falso no lado interno do baú. Trazido para a sede da Defron (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira), o caminhão foi descarregado. Foram retirados do compartimento 1.200 tabletes de maconha, pesando 1.003 quilos, e 99 de pasta-base, que pesaram 99,5 quilos.
Mais uma “mula” do tráfico, como são chamadas as pessoas contratadas para levar carregamentos de drogas, José Fabiano foi autuado em flagrante por narcotráfico e pode ser condenado a até 15 anos de prisão.
Fonte: Portal do Cone Sul