A Festa Gastronômica do Peixe, realizada nos dias 12, 13 e 14 de maio, na Praça Oscar Zanadavalli, com Shows , Praça de Alimentação e Parque de Diversão, teve por finalidade expor a cadeia produtiva do peixe para varias partes do país, incrementando à venda da tilápia, catfish, pacu, carpas e piau, em grande produção.
Credenciada para o aniversário de 41 anos de Mundo Novo, sendo um tempo oportuno ao novo governo sobre o comandando do prefeito Valdomiro Sobrinho, que analisou junto a equipe Administrativa, uma festa de grande magnitude para apoiar um grupo de piscicultores que contribui na geração de emprego e renda.
A Copisc, que é a Cooperativa de Piscicultores de Mundo Novo, gerencia um Frigorífico de Peixe, ofertando mais de 30 empregos direto, além dos piscicultores na contratação de pessoas para atuarem no manejo diariamente. O couro, por exemplo, está sendo usado pelas mulheres da Arts Fish para produção de artesanato.
FEIRA CULTURAL
Da nova Administração confiada democraticamente pela maioria da população, por sua vez, envolveu as escolas na comemoração de aniversario do município, nas disputas internas de cada escola, indicando os melhores em varias competições, para final que aconteceu na Noite Cultural com todas as escolas( 4 e 5 de maio na Praça Oscar Zandavalli).
No dia do aniversario do município, 13 de maio, às 15h, na Avenida Campo Grande/Brasil, as escolas participaram do desfile cívico, como também na organização da Festa Gastronômica do Peixe, de responsabilidade geral do Departamento de Cultura e da Juventude-, sendo conferindo as escolas publicas e particulares, incluindo a UEMS: Praça de Alimentação e o show de prêmios-bingo de R$16 mil reais. Algumas escolas, pela inexperiência de seu pessoal em festas deste porte e, de caráter solidário, propuseram dividir sua atuação com as entidades filantrópicas, dividindo o lucro.
ELOGIOS E CRITICAS
Mesmo com todo arranjo para uma festa diferenciada voltada para o marketing do PEIXE, não faltou quem pudesse inserir os elogios e criticas ao evento, que tomou lugar da maior festa popular da região, Festa das Nações que tradicionalmente seguia para sua 32º edição.
Com participação de entidades assistenciais, que se programavam nos seus orçamentos, contando com o lucro da festividade, a ausência da festa tradicional comprometeu compromissos para algumas instituições, que foram revistos por algumas escolas, que cederam para que participassem.
Conforme a Administração, a Festa das Nações acontecerá em outra data, possivelmente para os dias 27,28 e 29 de outubro.
Henrique Soares (35) , servidor público e da equipe de Apoio da festa, ressaltou dos êxitos do evento-, conforme o que se esperou. “Os erros foram bem vindos também e muito mais os acertos para contribuir com a Festa das Nações e a próxima Festa do Peixe, ser ainda melhor”, Henrique classificou como positivo.
Junior Almeida ( 17 anos) que participou nas 3 noites, elogiou a última noite pela comparecimento maior do publico. O jovem ressaltou que curtiu bastante e quem foi na intenção de diversão não teve como se decepcionar, “foi perfeito”.
Para comerciante José Carlos(44) , por ser a primeira Festa do Peixe, não tem como avaliar.” Pela dedicação da equipe, certamente que a próxima vai ser melhor”.
Já Lucina Martins(52) , classificou a pior festa de todos os tempos, com muitas falas de autoridades antes dos shows, e desrespeito para quem comprou cartelas do bingo antecipadamente em um valor de R$ 10 reais e na hora sendo comercializada 4 cartelas pelo mesmo valor. “Na minha avaliação ficou a desejar”.
Mary Hellen ( 34 anos) que por transferir a Festa das Nações, só queimou, sendo um publico bem menor, se avaliar com a Festa das Nações.
A transferência do nome da festa foi lamentável para Sandra Lima(30 anos), que acreditando que a população não aprovou por ser tradicional a Festa das Nações, alem das atracões de menor prestigio.
A Festa Gastronômica do Peixe, contou com o concurso do melhor prato a base do peixe, presença de autoridades estaduais e federais, shows regionais, cantores covers e interpretes do Raul Seixas e Zé Ramalho. Na abertura da festa na sexta-feira(12) com a dupla Leo Bueno e Julio Cesar e no domingo(14) encerramento com Felipe e Falcão.