Entre dezembro de 2025 e junho de 2026, o Núcleo de Transporte da Saúde garantiu o deslocamento de pacientes para atendimentos em Naviraí e em municípios de referência de Mato Grosso do Sul e Paraná.
A gestão do prefeito Rodrigo Sacuno, por meio da Prefeitura de Naviraí, tem fortalecido o Núcleo de Transporte da Gerência Municipal de Saúde como um serviço essencial para garantir o acesso da população aos atendimentos de saúde. Entre dezembro de 2025 e junho de 2026, o setor contabilizou 2.354 viagens e transportou 13.219 pacientes para consultas, exames, internações e tratamentos de média e alta complexidade.
Os números refletem o compromisso da administração do prefeito Rodrigo Sacuno em assegurar que os pacientes tenham acesso aos atendimentos necessários, seja na própria rede municipal de saúde ou em centros de referência localizados em outras cidades.
Do total de viagens realizadas no período, Dourados foi o principal destino, concentrando 38,30% dos deslocamentos. Em seguida aparecem Campo Grande, com 20,89%, Cascavel (PR), com 18,67%, Naviraí, com 14,29%, e Três Lagoas, com 7,85%.
O percentual de 14,29% em Naviraí demonstra a importância do transporte interno de pacientes, utilizado diariamente para garantir o acesso da população às unidades de saúde, clínicas, centros de reabilitação e demais serviços oferecidos no próprio município.
Já os deslocamentos para outras cidades atendem principalmente pacientes encaminhados para consultas especializadas, exames de alta complexidade, tratamentos oncológicos, hemodiálise, cirurgias e demais procedimentos disponibilizados por hospitais e centros de referência conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS).
Movimento mensal do Núcleo de Transporte
Durante os sete meses analisados, o fluxo de viagens permaneceu constante:
- Dezembro de 2025: 332 viagens
- Janeiro de 2026: 311 viagens
- Fevereiro de 2026: 315 viagens
- Março de 2026: 378 viagens
- Abril de 2026: 362 viagens
- Maio de 2026: 359 viagens
- Junho de 2026 (até o dia 23): 297 viagens
Mais de 13 mil pacientes transportados
O levantamento também demonstra a grande demanda pelo serviço de transporte sanitário:
- Dezembro de 2025: 1.952 pacientes
- Janeiro de 2026: 2.000 pacientes
- Fevereiro de 2026: 1.916 pacientes
- Março de 2026: 2.309 pacientes
- Abril de 2026: 2.150 pacientes
- Maio de 2026: 2.153 pacientes
- Junho de 2026: 739 pacientes atendidos até o dia 23
Consultas e hemodiálise lideram os atendimentos
As consultas médicas representaram a maior demanda atendida pelo Núcleo de Transporte, somando 5.569 procedimentos, o equivalente a 57,84% do total. A hemodiálise aparece em segundo lugar, com 1.681 atendimentos, representando 17,46%.

Confira as principais modalidades atendidas:
- Consultas médicas: 5.569 atendimentos (57,84%)
- Hemodiálise: 1.681 atendimentos (17,46%)
- Alta médica: 414 atendimentos (4,30%)
- Fisioterapia: 379 atendimentos (3,94%)
- Exames especializados: 347 atendimentos (3,60%)
- Internações: 285 atendimentos (2,96%)
- Radioterapia e quimioterapia: 259 atendimentos (2,69%)
- Vaga Zero: 227 atendimentos (2,36%)
- Retornos médicos: 167 atendimentos (1,73%)
- Vagas liberadas: 158 atendimentos (1,64%)
- Apoio a eventos de saúde: 120 atendimentos (1,25%)
- Fonoaudiologia: 23 atendimentos (0,24%) Fonte: Site Portal do Cone Sul




