Volume de 321 mm nos primeiros 14 dias do mês é o maior para o período desde 2021, segundo dados da estação meteorológica da UEMS
Raysa Almeida/Tv Sobrinho –
Mundo Novo registrou 448,8 milímetros de chuva entre 1º de setembro e 14 de outubro de 2026, segundo dados da estação GNSS/Meteorológica da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). O volume foi impulsionado pelas precipitações registradas na primeira quinzena de outubro, quando o município acumulou 321 mm, o maior índice para o período desde 2021.
Em setembro, o acumulado de chuva foi de 127,8 mm, volume ligeiramente superior à média histórica do município, estimada em 119,1 mm. Já nos primeiros 14 dias de outubro, a quantidade de chuva superou o total registrado no mês anterior, concentrando a maior parte da precipitação observada desde o início de setembro.
De acordo com os dados analisados pelo professor doutor Jean Sérgio Rosset, responsável pelo acompanhamento das informações meteorológicas, o volume elevado de chuva pode contribuir para a saturação do solo e aumentar os riscos de erosão, além de provocar impactos nas atividades agrícolas.
O excesso de precipitação também pode interferir no calendário de plantio e no manejo das lavouras, especialmente em períodos que exigem condições adequadas de umidade do solo para o desenvolvimento das culturas.
A estação meteorológica da UEMS segue monitorando as condições climáticas em Mundo Novo. Os dados auxiliam no acompanhamento dos índices de chuva e na avaliação dos efeitos das condições meteorológicas sobre as áreas urbanas e rurais do município.
* O material pode ser reproduzido, desde que seja dado os créditos, com o nome do autor e da empresa, no início da matéria, como no exemplo deste conteúdo. Caso esta prática não seja respeitada – com o nome ao final do texto somente – o conteúdo acima está desautorizado para reprodução, podendo sofrer consequências judiciais. A prática existe para preservar o investimento feito pela Tv Sobrinho no seu Jornalismo.
Fonte: TV Sobrinho



