Estiveram reunidos essa semana em Eldorado os 11 prefeitos da região Cone Sul para discutir sobre o Conisul (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Região de Mato Grosso do Sul).

A reunião foi convocada pela prefeita de Eldorado, Marta Araújo, que falou sobre a grande importância do consórcio para os municípios e que por isso precisa ser reorganizado e estruturado.

Marta também ressaltou que as reuniões devem ser itinerantes para discutir sobre projetos de grande importância para cada município como meio ambiente aterro sanitário, compra de equipamentos, melhorias na saúde, saneamento e acesso à água, educação, cultura, infraestrutura, apoio à gestão territorial e ações fundiárias.

Durante a reunião foi proposto que no dia 22 de janeiro, terça-feira da próxima semana, seja oficializada, em Campo Grande, a eleição da diretoria do Conisul.

A proposta é que a prefeita Marta Araújo seja eleita a presidente do consórcio, tendo como vice-presidente o prefeito de Japorã Vanderlei Bispo e como secretário-administrativo o prefeito de Amambai Sérgio Barbosa.

Estiveram presentes na reunião, além da anfitriã, a prefeita de Eldorado, Marta Araújo (PT), o prefeito de Amambai, Sérgio Barbosa Amambai (PMDB), o prefeito de Mundo Novo, Humberto Amaducci (PT), Júlio César de Souza (PDT) prefeito de Paranhos, Vanderlei Bispo (PT), prefeito de Japorã, o prefeito de Itaquiraí, Ricardo Favaro, Paulo Pedro Rodrigues, o “Pedrinho” (DEM), prefeito de Tacuru, Edson de David (PTB), prefeito de Aral Moreira, José Gomes Goulart, o “Casé” (PMDB) prefeito de Sete Quedas, José Roberto Felippe Arcoverde, o “Zé Roberto”, prefeito de Iguatemi e Léo Matos, prefeito de Navirai.

A reunião também contou com a presença do prefeito Douglas da cidade de Anastácio.

Segundo a coordenação do Conisul, também serão convidados para participar do consórcio intermunicipal os municípios de Jutí, Novo Horizonte do Sul e Coronel Sapucaia.

Fonte: Osmar Fusário e Vilson Nascimento