ALINE DOS SANTOS
Um menino de quatro anos morreu vítima de meningite bacteriana na última segunda-feira. A criança, moradora em Nova Andradina, começou a passar mal no domingo à noite e foi internada no Hospital Regional. A princípio, a desconfiança é de que seria um caso de dengue. Diagnosticada a meningite, o menino foi transferido para Dourados, onde morreu.

O menino completaria cinco anos em fevereiro. De acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Nova Andradina, Ingrid Bumbieris Travaim, exame laboratorial confirmou meningite bacteriana. “Falta confirmar qual é o tipo. Porque há quatro tipos de bactérias: A, C, W e Y”, afirma. O menino não frequentava escola.

Os familiares da criança receberam medicamento. O tratamento dura dois dias. O caso foi notificado para a Secretaria Estadual de Saúde (SES). A transmissão é por via respiratória.

Meninges são membranas que envolvem o encéfalo e a medula espinhal que corre por dentro da coluna vertebral. Quando uma bactéria ou vírus, por alguma razão, consegue vencer as defesas e aninhar-se nas meninges, elas se inflamam, podem produzir pus e a infecção se espalha por todo o sistema nervoso central.

Os sintomas são febre alta, mal-estar, vômitos, dor forte de cabeça e no pescoço, dificuldade para encostar o queixo no peito e, às vezes, manchas vermelhas espalhadas pelo corpo.

Fonte: Campo Grande News