O prefeito de Japorã, Vanderlei Bispo (PT), foi o primeiro a votar na eleição da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), que aconteceu nesta terça-feira (22/01/2013), na capital do Estado. Bispo foi eleito 2º Tesoureiro-Geral.

O prefeito de Anastácio, Douglas Figueiredo (PSDB), chapa “Força Municipalista”, foi eleito presidente da Assomasul. Ele venceu o candidato apoiado pelo PMDB, prefeito de Costa Rica, Waldeli Rosa (PR), chapa “Assomasul para Todos”, por 47 votos a 31. Entre os 79 prefeitos, um preferiu votar em branco. O ex-presidente da entidade, Jocelito Krug (PMDB), transmitirá o cargo no próximo dia 31.

A chapa de Douglas Figueiredo é composta pelos prefeitos: Humberto Amaducci (Mundo Novo, 1º vice-presidente), Alcides Bernal (Campo Grande, 2º vice-presidente), Paulo Duarte (Corumbá, Secretário-geral), Pedro Caravina (Bataguassu, 1º secretário), Heitor Miranda (Porto Murtinho, 2º secretário), Juvenal de Assunção Neto (Nova Alvorada do do Sul, Tesoureiro-Geral), Vanderlei Bispo (Japorã, 2º Tesoureiro-Geral), Juliana Pereira de Almeida (Miranda, Diretora de Relações Públicas), Ludimar Novais (Ponta Porã, Diretor de Assistência Municipalista), Mário Kruger (Rio Verde de MT, Diretor de Patrimônio), Marcelo Henrique de Melo (Jardim, Diretor de Saúde), Marta Araújo (Eldorado, Diretora de Cultura), José Domingues Ramos (Ribas do Rio Pardo, Diretor Esportivo), Manoel Santos Viais (Caracol, Conselho Fiscal), Roberto Almeida (Conselho Fiscal), Maria das Dores de Oliveira Viana (Deodápolis, Conselho Fiscal), Selso Luiz Lozano Rodrigues (Antonio João, suplente Conselho Fiscal), Isabel Cristina Rodrigues (Juti, suplente do Conselho Fiscal), Jorge Justino Diogo (Brasilândia, suplente do Conselho Fiscal).

Importância

Desde a escolha do primeiro presidente, Ronaldo Almeida Cançado, de Naviraí (1982-1983), o próximo dirigente será o 22º a comandar uma das instituições mais cobiçadas de Mato Grosso do Sul devido à sua importância no contexto político estadual e nacional.

Fundada em 15 de setembro de 1981, a Assomasul é uma instituição que oferece apoio em diversos setores aos seus associados. Na área jurídica, oferece serviços que são primordiais para o bom andamento das questões essenciais do poder público, emitindo pareceres, consultas e as defesas administrativas e processuais dos seus associados.

A assessoria técnica tributária faz o controle de correspondências, emissão de certidões negativas, informações, pesquisas e dados socioeconômicos sobre os municípios, controle de cadastro de entidades federais, controle geral da distribuição das transferências constitucionais aos municípios com extratos e relatórios dos seguintes tributos: FPM; ICMS; ITR; IPVA; FIS; LC 87/96 (Lei Kandir); IPI Exportação – Lei 7525; Fundersul; CIDE; FEX; FUNDEB.

Na área educacional a entidade representa e intermedia os municípios nas discussões com o governo do Estado, relativas ao calendário letivo, transporte escolar, convênios e acompanhamento dos programas federais.

Com escritório de representação política em Brasília, a Assomasul tem acompanhado as questões de interesse dos municípios nos ministérios, Congresso Nacional, Palácio do Planalto e em repartições públicas de um modo geral.

A Assomasul é a única entidade municipalista com 100% dos prefeitos filiados, conforme a CNM (Confederação Nacional de Municípios).

Fonte: www.agorams.com.br / www.midiamax.com / Foto: Chico Ribeiro