– Itaquiraí pode ganhar a implantação da produção de peixes em tanques redes –

FERNANDA FRANÇA
A deputada estadual Mara Caseiro (PTdoB) promoveu uma reunião com lideranças de Itaquiraí e om o superintendente da Pesca em Mato Grosso do Sul – Luiz David Figueiró. A ideia é promover ações para ampliar a produção de pescado na cidade do interior.

Na pauta estavam os trâmites para a instalação de tanques-rede para o município e o aproveitamento dos recursos hídricos, já que Itaquiraí é banhada pelo rio Paraná, assim como oss municípios de Eldorado e Mundo Novo.

O método de implantação de tanques em rede é idel para que haja o criatório de peixes, cultivados em alta densidade de povoação (em cada metro cúbico de gaiola ou tanques pequenos coloca-se de 20 a 200 peixes), dentro do próprio rio.

Mara Caseiro informou que solicitou aos técnicos do órgão uma palestra para os pequenos produtores da área rural do município, incluindo os moradores de assentamentos. A princípio, o evento deve acontecer em maio. Segundo a assessoria, o objetivo é esclarecer o caminho a ser percorrido para a instalação dos tanques escavados nessas propriedades, assim como linhas de financiamento e outros benefícios concedidos pelo governo para essa atividade. “Será uma ótima oportunidade para os moradores da região, que podem lucrar muito e ajudar a diversificar a economia local”, afirmou a parlamentar.

Com o Plano Safra da Pesca para Mato Grosso do Sul lançada pelo Ministro da Pesca, Marcelo Crivella, neste mês, mais de cnco mil famílias estão sendo beneficiadas. “Temos a certeza de que essa é uma atividade importante, que pode transformar pescadores artesanais em aquicultores, o que também colabora para a preservação das espécies em nossos rios”, concluiu a deputada. Também participaram do encontro os vereadores Nei Portela (PSDB) e Varley Favaro (PSDB).