prefeitos 2
Prefeitos dos municípios do Consórcio Conisul reunidos em Iguatemi para debater sobre tratamento e destinação do lixo nos municípios

O prefeito de Iguatemi José Roberto Felippe Arcoverde recebeu na manhã desta sexta-feira (11), no Anfiteatro da Escola Salvador Nogueira todos os prefeitos dos municípios membros do Consórcio CONISUL, presidido pela prefeita de Eldorado Marta Maria de Araújo. Em pauta, debates para soluções no tocante à tratamento de lixo.

Estiveram presentes os prefeitos Humberto Amaducci e vice-prefeito Nivaldo Maques (Mundo Novo), Vanderlei Bispo e vice Gabriel Klasmann (Japorã) Marta Araújo (Eldorado), Isabel “Bél” (Juti), Pedrinho (Tacuru), Casé (Sete Quedas) e Sérgio Barbosa (Amambai).

Eles começaram as atividades em Iguatemi com uma visita à UPL – Unidade de Processamento de Lixo do município, referenciada como exemplo no tratamento do lixo pela FUNASA – Fundação Nacional de Saúde, com 90% do lixo urbano reciclado.

Os técnicos do setor ambiental de cada município e membros do Imasul (Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) também participaram auxiliando cada gestor municipal no debate que foi aprofundado em questões relacionadas a soluções para o fim dos lixões e busca por soluções sustentáveis de gestão de resíduos sólidos e orgânicos.

Ficou proposto pelos prefeitos presentes que sejam montados blocos de municípios para implantação de iniciativas a fim de promover a regulamentação da destinação e do tratamento do lixo coletado nestes municípios.

Fonte: Anailton Batista – Assessor de comunicação