Alunos de diferentes idades no Curso de Informática ministrado pela professora Deborah Ricieri
Alunos de diferentes idades no Curso de Informática ministrado pela professora Deborah Ricieri
Alunos de diferentes idades no Curso de Informática ministrado pela professora Deborah Ricieri

A Prefeitura de Itaquiraí, através do Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Educação, está ministrando aulas de informática para centenas de alunos, nos períodos matutino e vespertino. Para principiantes está sendo oferecido o curso básico, e o curso avançado para os que já têm iniciação em computação básica.

O CURSO

A coordenadora do Laboratório de Informática, professora Deborah Cristina Ricieri, informa que as aulas de informática têm 05 módulos: 1º – Introdução à Informática, 2º – Internet, 3º – Microsoft Word 2010, 4º – Power Point 2010, e 5º – Excel 2010. “Ministramos cursos completos, com apostilas gratuitas para todos os alunos. Enfim, o curso é totalmente gratuito, mantido com investimentos do Município”, explica Deborah.

A instrutora acrescenta que este ano, além de atender a população urbana, “também estaremos atendendo os sitiantes, moradores de fazenda, os quais poderão fazer o curso uma vez por semana, onde o curso terá 03 horas/aula”. Segundo ela, o Laboratório de Informática possibilita ao aluno realizar pesquisas gratuitas, “e também atendemos as escolas estaduais, municipais e particulares, com aulas programadas, se o professor solicitar”.

Outra novidade anunciada por Deborah Ricieri é que o Laboratório de Informática do Município está aceitando inscrições para alunos de 10 anos acima. “Aliás, a clientela deste ano está bastante eclética, pois, temos crianças, jovens e até idosos buscando conhecer o mundo da informática, a navegação na internet, enfim, os avanços da informação através do computador. Portanto, o Município de Itaquiraí está fazendo sua parte no sentido de combater a exclusão digital e os analfabetos digitais”, sustenta a professora.

Neste contexto, a proposta é de democratização do acesso às tecnologias da Informação, permitindo a inserção de todos na sociedade da informação. Para o secretário de Educação, Francisco Eurico Ribeiro, a inclusão digital é também simplificar a rotina diária, maximizar o tempo e as potencialidades.

“Um incluído digitalmente não é aquele que apenas utiliza o mundo digital para trocar e-mails, mas aquele que usufrui desse suporte para melhorar as suas condições de vida a fim de buscar novas oportunidades de emprego, meios de comunicação, formas de obter aprendizado e relacionamento com as pessoas. Por isso, a importância deste curso de informática, onde nossa proposta é trazer mais benefícios para a vida pessoal e profissional do cidadão. Na verdade, não basta apenas o cidadão possuir um simples computador conectado à internet para que ele seja considerado um incluído digital. Ele precisa saber o que fazer com essas ferramentas, e nossos cursos dão estas respostas aos alunos”, afirma Eurico. (Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itaquiraí).