
Sob a coordenação do GGI-Fron – Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira, da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), as principais forças policiais deflagraram megaoperação, com o objetivo de combater crimes como o tráfico de drogas e armas, o contrabando e descaminho. A operação acontece nas cidades de Japorã, Eldorado e Mundo Novo, onde estão sendo cumpridos inúmeras apreensões e prisões.
Intitulada “Operação Integrada”, a ação conta com envolve o Exército Brasileiro, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Militar Rodoviária, Polícia Militar Ambiental, Departamento de Operações de Fronteira (DOF) e o grupamento aéreo da PRF, que realiza o patrulhamento por ar.
Fruto de uma série de reuniões realizadas no polo do GGI-Fron de Naviraí, a “Operação Integrada” abrange toda a faixa de fronteira, até a divisa como estado do Paraná, com ações nas áreas urbanas e rurais dos municípios citados e que estão localizados na divisa de Mato Grosso do Sul com o Paraguai. Estão sendo realizadas fiscalizações de trânsito e de aduaneiras, blitz, barreiras, fiscalizações ao comércio e busca e prisão de foragidos da justiça, para cumprimento de mandados de prisão em aberto.
A ação foi planejada com base nos levantamentos realizados pelas equipes de inteligência, e, nos números do Banco de Dados Único da Sejusp, que são monitorados diuturnamente e apontam a necessidade de realização de ações pontuais na citada região.
