unnamed (9)
Competição vai reunir estudantes de 10 a 16 anos de idade

O Sesi promove, nesta sexta-feira, 11, das 8 às 12 horas, na unidade de Naviraí, o 2º Torneio Interclasse de Robótica. O evento servirá para apresentar os estudantes de 10 a 16 anos de idade o mundo da ciência e da tecnologia com a construção de robôs utilizando peças de Lego e programados com tecnologia Lego Mindstorms NTX. A competição será na quadra poliesportiva do CISS (Centro Integrado Sesi Senai), que fica na Rua Ceará, 315, Centro, e terá três equipes participantes – Team Fury, Robotic Heroes e Play Hard. Serviço

O torneio

A competição tem quatro etapas e os alunos serão avaliados nas categorias projeto de pesquisa, core values, design do robô e desafio do robô. No primeiro caso, os alunos devem apresentar uma solução inovadora em conformidade com o tema da temporada do torneio, enquanto no core values os alunos são submetidos a uma atividade em grupo onde os juízes analisam se os valores do torneio foram contemplados (trabalho em equipe, competição amigável e aprender divertindo-se).

No design do robô os juízes vão avaliar os quesitos desenho mecânico, estratégia e inovação na programação, nos robôs criados pelos alunos. Já no desafio do robô as máquinas são projetadas e programadas pelos membros da equipe para executar uma série de tarefas, ou missões, durante partidas de 2’30’’ em uma mesa de competição que reflete o tema do mundo real para aquela temporada. Após a competição, os juízes vão apontar as equipes campeãs, sendo que os alunos serão premiados com medalhas e os times receberão um certificado de reconhecimento na categoria premiada (pesquisa, core values, design robô ou desafio do robô).