IMG_9292O município de Mundo Novo, deverá em breve, ter parte de sua área central e algumas entradas e saídas, vigiadas por um moderno sistema de vídeo-monitoramento. A verba utilizada na implantação da rede é oriunda de um convênio entre o Ministério da Justiça e a Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública.

Foram instaladas nove modernas câmeras, com alcance de cerca de 300 metros e rotação em 360 graus. A central está instalada na sede do Terceiro Pelotão da Polícia Militar, onde foram montados computadores especificamente para esta finalidade, uma torre metálica de 20 metros de altura, rádios para a transmissão do sinal, rack 19” e software para o gerenciamento, um painel que permite a visualização contínua e em tempo real das imagens,  além de outros petrechos necessários ao funcionamento do sistema.

SIMG_9285egundo informações do Tenente da Polícia Militar Gelton de Santana, comandante do Pelotão de Mundo Novo, apesar do fato de que o sistema ainda estar em fase de teste (deverá funcionar de forma efetiva e
m breve), já se percebe um impacto positivo no comportamento dos condutores de veículos na via pública.

“Tendo por base essa reação dos motoristas, é de se presumir que, naturalmente, os índices de criminalidade irão baixar nos locais e, conseqüentemente em toda cidade. Se ocorrer a migração dos ilícitos para outras áreas, efetivaremos o policiamento onde se fizer necessário e, logicamente, isso significa que o sistema de vídeo monitoramento contribuiu de forma decisiva no desenvolvimento do policiamento na cidade de Mundo Novo”, finaliza o Oficial.