Uma ação conjunta do DOF e policiais militares de 12º BPM de Naviraí, na manhã dessa segunda-feira, 29, culminou na prisão de Mauro J.S., de 43 anos, Claudio P.B., de 26 anos e Jorge L.D.R.A., de 26 anos, todo moradores na cidade de Naviraí, que transportavam quase 2 toneladas de maconha.

O fato ocorreu durante abordagem a um veículo GM S10 de cor verde com placas de Icaraíma/PR, que transitava em uma estrada vicinal do Assentamento Auxiliadora, região de Iguatemi/MS, conduzido por Jorge e tendo Claudio como passageiro, transportando 24 pneus de origem paraguaia produto de contrabando.

Caminhonete foi encontrada abandonada com quase 2t de maconha
Caminhonete foi encontrada abandonada com quase 2t de maconha

Foi observado pela guarnição que mais dois veículos estariam acompanhando o comboio, sendo solicitado apoio da Policia Militar em Naviraí para fechar o cerco preventivo aos veículos. Cerca de 20 km sentido Naviraí pela MS 180, a guarnição do DOF interceptou uma caminhonete Mitsubishi L200 de cor bege, com placas de Naviraí, conduzida por Mauro, que fazia parte do comboio e logo em seguida pouco à frente na MS 180, uma guarnição do 12º BPM de Naviraí localizou uma caminhonete Toyota Hilux de cor preta com placas de Brasília/DF, abandonada as margens da rodovia.

Em vistoria aos veículos foi localizada na caminhonete Hilux 85 fardos de maconha que totalizaram 1.886 quilos da droga. Além da droga foi constatado que o veículo possuía placas frias e que havia sido tomada em assalto no dia 19/01/2016 na cidade de Brasília/DF.

Está cada vez mais comum o “consorcio” de carregamentos de drogas e produtos de contrabando e descaminho, sendo que os criminosos usam a mesma logística para transportar os ilícitos, tentando dessa forma burlar a fiscalização dos órgãos de segurança da fronteira.

O caso foi registrado como tráfico de drogas na Delegacia de Polícia Federal em Naviraí.