Mundo Novo (MS) – O 12º Subgrupamento de Bombeiros Militar-Ind, realiza nesta semana a formatura dos alunos do “Projeto Bombeiro na Escola – Prevenção e Cidadania”. O projeto é uma iniciativa do Comando da Unidade em parceria com as escolas municipais, estaduais e particulares do município de Mundo Novo e que teve início no mês de maio de 2016, destinados aos alunos do 6º ano do ensino fundamental.
As aulas do projeto foram voltadas a prevenção de acidentes escolares, domésticos e de trânsito; prevenção e combate a princípios de incêndios; noções de primeiros socorros e ética e cidadania. No total, os alunos participaram de 15 horas-aulas, durante o período do projeto, com aulas preferencialmente de cunho prático.
Participaram alunos da rede municipal, estadual e particular de ensino, sendo que cada escola destinou um horário em sua grade curricular para que o projeto fosse implantado. Um instrutor bombeiro militar ia até a escola e ministrava as aulas. Ao todo, estão sendo formados 300 alunos, que serão multiplicadores dos conhecimentos adquiridos. O reconhecimento do projeto iniciado neste ano, por parte dos alunos e professores, é motivador para que no próximo ano seja dada continuidade e se tenha uma nova turma.
A professora Cristiane da Escola Castelo Branco disse “Os alunos melhoraram muito principalmente na questão disciplinar, a forma como respeitam os professores e na própria matéria do projeto, pois os alunos sempre comentam em sala de aula o que aprenderam e alguns já colocaram em pratica os conhecimentos adquirido nas aulas em casa, na rua e até mesmo na escola”. A aluna e formanda do projeto, Ana Karoline disse “Foi muito legal, porque se a gente ver um acidente teremos como agir, pode até fazer os exames primários e poder acionar os bombeiros de forma segura, e quando o Instrutor chegava na sala todos os alunos respeitavam ele, os meus colegas ficavam mais comportados”. A Sra. Geslaine, mãe de um formando disse “Gostei muito do projeto. Meu filho chegava sempre empolgado quando participava das aulas, relatando o que tinha aprendido. Em casa ele fica mais atento com o que pode provocar acidentes. E passou a ficar mais atento também com irmão de três anos, quando está brincando com algo que possa provocar cortes ou ser engolido. Espero que o projeto continue para que outros alunos tenham essa experiência”.
Durante o evento de formatura os alunos fizeram uma demonstração de primeiros socorros, combate a incêndios com agentes extintores e de como se comportar em casos de se depararem com acidente de trânsito ou outro sinistro. Os participantes receberam um Certificado, como forma de reconhecimento pela dedicação nas aulas e incentivo para que continuem se empenhando na vida escolar.
Para o evento de formatura, cada aluno recebeu uma camiseta de identificação do “Projeto Bombeiro na Escola – Prevenção e Cidadania”. A confecção das camisetas foi uma parceria do Conselho da Comunidade de Mundo Novo, Fecularia Mundo Novo, Makel materiais de construção, Auto Posto Tio Sam, Supermercado Expresso, Banco Bradesco agencia de Mundo Novo e Açougue e Conveniência Central.