Vereadores cobram explicações do Executivo de Festa de Aniversário da Cidade

Em reunião com a presença de vereadores na manhã desta quinta-feira (06/04) no Plenarinho da Câmara de Vereadores, o Executivo esteve detalhando  as atividades da semana em alusão ao Aniversário do Município de Mundo Novo, nos 41 anos de emancipação política e administrativa, que será comemorado no dia 13 de maio.

O diretor cultural do município, professor João Urague, ao lado da Vice Prefeita Rosaria Lucca, comentaram do propósito de transferir a principal festividade do município, “Festa das Nações” para o mês de outubro, com afinidade de alinhar as atividades culturais do município, que são trabalhadas nas escolas.

Com transferência da Festa das Nações que é de organização do Departamento de Cultura e entidades assistenciais, foi explicado a motivação pela “Festa de Aniversário de Mundo Novo”, promovida pelo Departamento de Cultura e as escolas estaduais Terezinha Mendonça, Marechal Rondon, Iolanda Ally e Castelo Branco e a escola municipal Carlos Chagas e a particular escola do Mickey, que estarão atuando nos pavilhões itinerantes, com a comercialização gastronômica e bebidas em geral e com atividades teatrais. A festa está prevista de acontecer nos dias 12,13 e 14 de Maio.

DSC_8071

Durante a festa ficou definido para ser degustado como prato principal, “a peixada”, com cardápios variados, propagando à piscicultura do município e fortalecimento da cadeia do peixe de cativeiro no estado. O município em vários lugares é conhecido pelo título – Mundo Novo à Cidade do Peixe!

A expansiva lamina d’água, banhada pelos rios Paraná e Iguatemi e seus afluentes, favoreceu ao município de Mundo Novo impacto importantíssimo na geração de emprego e renda, sendo impulsionado com a criação da COOPISC, frigorifico de filetagem de peixe, que é conduzido pelos próprios cooperados e a Arts-Fish, que agrega artesãs na confecção de acessórios a partir do couro de peixe.

A Festa de Aniversário de Mundo Novo de conformidade com o João Urague, não estará nos moldes de outras festas das nações; será voltada para cultura local e no próximo possível vivenciado por sua gente, através das apresentações dos integrantes das escolas participantes, de artistas locais e sósias de cantores que marcaram uma época, além de um artista ( dupla sertaneja) de renome, em valores aplausíveis para o momento, contribuindo com o argumento abordado pelo vereador Gessé Ferreira, em menção da demasia do dinheiro público.

A justificativa do gestor cultural, é que a festividade será importante para reparos dos colégios, contribuindo para qualidade de ensino e comodidade de seus alunos, professores e todo quadro profissional.

DSC_8091

O presidente da Câmara Municipal, Gildo Amaral, esteve sugerindo da viabilidade da participação de entidades filantrópicas com as escolas na festa, que estão sofrendo em duas penalidades: a falta de recursos oriundo do munícipio, clamando para agilidade dos repasses e a realização da festa da época (Festa das Nações), uma receita garantida para as ações anual de cada entidade.

Em resposta ao argumento do vereador Gildo, à vice-prefeita, Rosaria, garantiu para os próximos dias o cerimonial do repasse as entidades. Rosaria ressaltou da expectativa das escolas com as atividades em alusão ao Aniversário da Cidade. Ressaltou ainda que o projeto é um compromisso de Campanha e os propósitos estão sendo confirmados.

Foi acordado que as escolas poderão convidar as entidades, podendo ser espontâneo o convite, automaticamente acatadas pelas as escolas Carlos Chagas (Lar São Francisco) e Marechal Rondon (APAE), abordando ser conveniente pela tradição das mesmas em festas, que tem toda ornamentação festiva.

Com uma data a ser definida, Gildo lembrou da Festa da Pesca, uma oportunidade para entidades participarem  e poder contar com uma renda mais, sendo importante a participação do Governo Municipal.

DESFILE
Se tratando do aniversário do município à vice-prefeita, Rosaria, comentou da retomada do desfile cultural, com as escolas estaduais, municipais, particulares e entidades diversas, promovendo ao público a história do município, com intuito de manter aflorada a história de sua gente e outros temas. Sendo que o município vivenciava dois mementos, Desfile de Aniversario e o Desfile Cívico.

Além da vice-prefeita, Rosaria Lucca, diretor de cultura, João Urague, dos vereadores Gildo Amaral, Kaldi Filho e Gessé Ferreira, participam os vereadores Paulão do PV, Paulo Ricardo, Nilva Ramos, Eduardo Bertipalha e Alfonso Lavarda.