Alunos do 9º ano das escolas públicas e particulares, eleitos vereadores (as) mirins, estiveram na noite desta segunda-feira (08), participando da solenidade de posse do “Parlamento Escolar”. O ato aconteceu em Sessão Legislativa, sob à presidência do vereador Gildo Amaral, que abriu as atividades agradecendo às diretoras e representantes das escolas pela aplausível participação dos alunos, que diretamente passam ser contribuintes no desenvolvimento do município, com sugestões que serão acatadas e discutidas pelos vereadores da atual legislatura. Serão relevantes os pontos positivos e negativos no município, e temas que serão selecionados para cada mês em uma escola-;iniciando pelo debate da Reforma da Previdência.
 
O projeto visa apresentar aos novos parlamentares as responsabilidades dos legisladores e as ações do Executivo, que são fiscalizadas pela Câmara de Vereadores.
 
O Parlamento Escolar de inciativa do presidente da Casa de Leis, Gildo Amaral, com aval de todos os vereadores;   no primeiro momento foi para a pose dos novos edis, e será seguida no futuro com formação da Mesa Diretora em uma reunião voltada para alunos do novo parlamento.
Organizado o parlamento de alunos, à Câmara estará em cada dia do mês em uma unidade escolar com seus novos representantes.
O vereador Gildo Amaral, na oportunidade aconselhou os vereadores mirins o zelo pelo nome da escola representada, sendo um dever também dos vereadores pelo nome de Mundo Novo!  Pediu para seus novos correligionários haver disciplina por onde passar e, toda sorte com as notas escolares.
Logo após receber os certificados de parlamentares mirins , cada um pode fazer um pronunciamento de 2 minutos;  surpreendendo os presentes,  na eloquência e  ótima oratória de alguns.
Na oportunidade os vereadores mirins, foram informados de uma viajem a Foz de Iguaçu, sendo uma conquista do presidente do Legislativo, que é integrante do Conselho dos Municípios Lindeiros ao Lago do Iguaçu.
Na mesma sessão foi aprovado por unanimidade extinção e criação com direto de gratificação de cargos para o Setor de Esportes,  sem aumento de despesa do honorário  do servidor, sendo meios atualizados para atividade. O vereadores com entendimento discutido com Executivo e Associação Comercial e Industrial de Mundo Novo, por votos favoráveis a transferência do feriado municipal  do dia 13 de maio- aniversario da cidade-, para o dia 15, sendo de prerrogativa do Legislativo, podendo  abranger  setores das três esferas.