A Prefeitura de Iguatemi através da Secretaria Municipal de Saúde está resgatando a triagem neonatal auditiva, o Teste da Orelhinha, que já não era realizado há pouco mais de dois anos no município.
O anúncio foi feito pela Secretária Municipal de Saúde, Jakeline Giaretta Motta, nesta quarta-feira, dia 09, durante reunião com a Prefeita Patricia Nelli Margatto.
O teste da orelhinha pode ser feito por um profissional habilitado, no caso, fonoaudiólogo, e, graças ao trabalho de busca e planejamento da atual administração, a Prefeitura voltará a realizar o exame a partir do dia 17 de agosto, para atender os bebês de até 3 meses de idade.
A triagem neonatal auditiva é um exame simples para saber se está tudo bem com a audição do bebê. Um aparelho eletrônico com fone é colocado no ouvido do recém-nascido, o que permite ao médico ou fonoaudiólogo verificar se a criança ouve normalmente. O exame não tem contraindicações e pode ser feito com o bebê dormindo.
O Agendamento será feito nas Unidades de Saúde nos dias 17 e 30 de agosto, e nos próximos meses a Secretaria estará organizando e planejando a agenda dos trabalhos para posterior divulgação junto as equipes.
“Dentro dos próximos dias, estaremos triando estas crianças e procurando as suas respectivas famílias para assim, realizar o atendimento destes bebês, estamos esperando vocês em nossas Unidades de Saúde”, explicou a Secretária Jakeline.
“Isto é mais um compromisso meu que estou cumprindo com a população, este serviço não era realizado a pouco mais de dois anos, e, em apenas 8 meses à frente da administração, conseguimos regularizar e trazer de volta este exame tão importante para os pequenos. Esta é a primeira de muitas conquistas que teremos pela frente”, finalizou a Prefeita Patricia.
Fonte: Assessoria de Comunicação/Renato Souza