Não é novidade que sociabilizar virtualmente se tornou tão cotidiano que, em muitos momentos, quase se equivale a uma conversa pessoalmente. E assim como em qualquer meio social, algumas regras de boa convivência devem ser adotadas, principalmente quando este tipo de contato chega ao profissional. É aí que os grupos no WhatsApp voltados para empresas, faculdade, temas corporativos ou semelhantes podem ser um prato cheio para cometer gafes. Veja como se manter longe delas:
1 – Assuntos falados em grupo devem interessar ao grupo – se você faz parte de um grupo, faça um filtro antes de postar para analisar se o assunto interessa realmente a todos os participantes. Se a conversa disser respeito apenas a uma pessoa, chame ela individualmente.
2 – Na dúvida, evite usar emojis com quem não tem muita intimidade – em conversas profissionais ou mais formais, com chefe, cliente ou pessoas com quem você não tem muita intimidade, evite usar emojis. Por mais que, muitas vezes, eles funcionem como facilitadores para expressar situações, é bastante comum que as pessoas façam interpretações diferentes destas ilustrações. Antes que seja mal interpretado, prefira o bom português.
3 – Áudios em grupo, só se for extremamente necessário – mais uma vez vale a regra do filtro sobre o assunto. Se você quiser falar algo que demoraria mais para escrever e realmente for relevante a todos, mande um áudio. Do contrário, prefira escrever, pois o tempo das pessoas é precioso e é bem deselegante fazê-las gastar com uma gravação que não tem nada a ver com elas.
4 – Mensagens de bom dia, religiosas, correntes e afins, jamais – deixe este tipo de mensagem para os grupos entre família ou amigos. Você não sabe se as pessoas compartilham da mesma religião, por exemplo, neste alguém pode se sentir até ofendido com sua postagem.
5 – O horário comercial também vale na internet – ninguém gosta de decidir questões do ambiente corporativo durante o happy hour. O mesmo vale para o WhatsApp após o expediente.