Dengue: Saúde de Itaquiraí vai pulverizar toda a cidade com o fumacê

Sistema de pulverização motorizada será utilizado em Itaquiraí em mais uma ação de combate ao mosquito transmissor da dengue

Ação de combate ao mosquito transmissor da dengue precisa urgentemente da participação de toda população, alerta secretário de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde de Itaquiraí em negociação com o Núcleo Regional da Coordenadoria de Vetores em Dourados (órgão da Secretaria de Estado da Saúde), viabilizou um pulverizador de longo alcance, para a aplicação do fumacê, o inseticida contra o mosquito transmissor da dengue.

Marcelo Batista Rosa, secretário municipal de Saúde, destaca que um veículo dotado do pulverizador vai percorrer as ruas dos bairros e centro, no próximo sábado e domingo (6 e 7), fazendo a nebulização visando o combate ao mosquito Aedes aegypti, em todos os cantos da cidade. “É necessário que as pessoas abram portas e janelas das casas para que o veneno possa adentrar e matar o mosquito”, orienta o secretário.

“Também conseguimos viabilizar outras duas máquinas costais manuais, e o reforço de mais quatro profissionais para fazermos o enfrentamento direto contra o mosquito. Com estes equipamentos e uma equipe maior, com certeza conseguiremos eliminar focos do mosquito e, principalmente, evitar novas ocorrências de dengue em Itaquiraí”, observa Marcelo.

 O coordenador municipal do Controle de Vetores, Marcos Serena Domingos, detalha que se não ocorrer chuva, a pulverização será feita na madrugada deste sábado, das 3 da madrugada às 7 horas da manhã. À tarde, o fumacê começará às 17 horas e será encerrado às 21 horas. No domingo, mais uma vez a ação de nebulização terá início às 3 da madrugada com o trabalho terminando às 7 horas. O combate com sistema de pulverização motorizada será encerrado domingo às 21 horas. “Daremos um intervalo de cinco dias, quando voltaremos a fazer nova aplicação do inseticida, em toda a cidade”, informa Marcão.

APOIO DE TODOS

O secretário Marcelo Rosa voltou a afirmar que somente a ação das equipes da Secretaria de Saúde e do Controle de Vetores não são suficientes para eliminar o mosquito. Segundo ele, é preciso que todas as pessoas, desde as crianças, jovens, adultos e idosos façam a sua parte e apoiem o combate à dengue eliminando todo e qualquer recipiente com água parada onde o mosquito possa proliferar. Como exemplos ele citou, trocando a água do prato das plantas,  limpando a calha entupida, dando destinação correta ao pneu velho, mantendo garrafas em geral viradas com a boca para baixo, manter as caixas d’água e tonéis sempre tampados.

“O combate só será eficaz com a participação da população como um todo. Os moradores precisam fazer a limpeza de seus quintais, acabando com o lixo, entulhos, capinando o mato dos terrenos, enfim, eliminando tudo que possa permitir a presença do mosquito. Aliás, o morador só não deve depositar entulhos nas calçadas, pois, a responsabilidade da Prefeitura é apenas com o lixo doméstico. Vamos juntos, desenvolver esta campanha de enfrentamento ao mosquito, caso contrário, a dengue poderá sair do controle”, alerta o secretário municipal de Saúde de Itaquiraí.