Vereadores Gessé e Kaudi reivindicam IML pra região

O vereador Gessé Ferreira Pros, juntamente com vereador Kaudi Filho PR, estarão encaminhando requerimento ao Governador do Estado, ao Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública e ao Diretor do Instituto de Medicina e Odontologia Legal solicitando a instalação dos serviços de IML (Instituto Médico Legal) e Pericias em Mundo Novo ou em outro município no extremo sul do Estado.

“Falamos em tribuna na sessão legislativa que está insuportável para muitas famílias, igualmente o fato ocorrido com uma vitima de homicídio, ficando o seu corpo por período exposto ao céu aberto, podendo ser retirado após os serviços de um perito criminal. Por sua vez o perito é de Naviraí ou Dourados, dependendo a escala de plantão; além do translado para necropsia para estas cidades com demora para liberação ao ato fúnebre”, lamentou Gessé.

Conforme mencionando por outros colegas de parlamento, o critério é uma orientação do Ministério Público pelo procedimento ser realizado por peritos criminais e médicos legistas.
Cerca de três anos a Polícia Civil registrava as ocorrências e encaminhava as fotos enquanto o laudo de óbito poderia ser procedido por médico local, dependendo do caso.

Para os vereadores que acreditam ser correto as ações conjuntas conforme sugere o MP para fabricação de material dos autos de processos, o implicante é a escassez no quadro de profissionais para atender a demanda de todo Cone Sul.