Governo Presente: Reinaldo Azambuja avança em plano de investimentos para os próximos 3 anos

O governador Reinaldo Azambuja iniciou na quinta-feira os atendimentos em Naviraí, na região Cone Sul. É a quarta etapa do Governo Presente. Ele explicou que o objetivo é fazer um raio-x das demandas municipais e criar um plano de investimentos para os próximos três anos. Reinaldo Azambuja afirmou que as reuniões são técnicas e que está ouvindo todos os representantes de Executivo e Legislativo, independente de questões partidárias. “Vamos atender prefeitos, prefeitas, vice-prefeitos e vice-prefeitas, todos os vereadores dos municípios, independente de coligação e cor partidária. Aqui, a gente não discute política. Discutimos ações que são importantes para o desenvolvimento dos municípios. Nós já fizemos isso no início do governo nosso, em 2015; depois em 2017, quando mudaram os prefeitos que foram eleitos em 2016”, disse.
O governador declarou ainda que com o mapeamento das necessidades poderá fazer parcerias com as bancadas e os municípios para atender a população. “Vamos transformar muito do que é solicitado em realizações. Respeitamos o que é prioridade. É aquele ditado popular: quem ouve mais, erra menos”.
Durante dois dias, quinta e sexta-feira (24 e 25), dentro da política municipalista iniciada em 2015, o governador ir recebe as demandas das lideranças de cada uma das cidades. Em Naviraí serão atendidos 17 municípios, totalizando 61, nas cinco etapas. O Governo Presente já passou por Três Lagoas, Rio Verde, Aquidauana e Campo Grande. Finalizando essa etapa, Reinaldo Azambuja terá atendido 77% dos municípios. O próximo e último desembarque da caravana de atendimentos será em Dourados. Para o governador, a região Cone Sul está passando por um momento de expansão agrícola e instalação de indústrias de transformação, que vão demandar investimentos em rodovias estaduais e municipais, principalmente pelo aumento do movimento de bitrens.
Além dos atendimentos, o governador Reinaldo Azambuja também assina em Naviraí documentos importantes para o desenvolvimento de municípios do interior. Na quinta-feira, ele irá assinou um Termo de Fomento para viabilizar a implantação do Curso de Arquitetura e Urbanismo no campus da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em Naviraí. A parceria permitirá a adequação de espaços físicos, construção de passarela e aquisição de materiais e equipamentos. Os recursos são de emenda parlamentar viabilizada pelo deputado estadual Onevan de Matos. Outros dois convênios são firmados na sexta-feira, entre o Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), e o Conisul (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Região Sul de Mato Grosso do Sul), viabilizando o repasse de recursos financeiros para aquisição de máquinas e equipamentos para construção e recuperação de pavimentação asfáltica, urbana e rodoviária.