DCIM100MEDIADJI_0278.JPG

O IDSC (Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades) é uma iniciativa do Instituto Cidades Sustentáveis, no âmbito Programa Cidades Sustentáveis, em parceria com outras instituições.

Esta ferramenta têm como objetivo estimular as cidadesa cumprir os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), sendo 17 objetivos. O índice atribui para cada município, uma pontuação específica por objetivo (de 0 à 100), e outra a pontuação final de classificação das cidades, para o conjunto dos 17 ODS. Estes índices apresentam uma avaliação dos progressos e desafios dos municípios.

São 770 municípios brasileiros que são avaliados. Mundo Novo ocupou o 399

º lugar na classificação geral, e em terceiro lugar no estado do Mato Grosso do Sul. Os critérios de avaliação envolve vários trabalhos desenvolvidos no município, até dentro das áreas de Educação, Saúde, Infraestrutura, Finanças e em destaque Meio Ambiente.

A agenda 2030, assinado por autoridades dos 193 Estados-membros da Organização das Nações Unidas (ONU), incluindo o Brasil, têm o propósito de promover a prosperidade econômica, desenvolvimento social e proteção ambiental. E isso requer participação ativa dos governos, sociedade civil e setor privado.

O Governo de Mundo Novo, em parceira com a Itaipu Binacional e Conselho dos Municípios Lindeiros, já implantou vários programas de cunho sustentável no município. Dentre novos projetos, a implantação da UVR (Unidade de Valorização de Recicláveis) está em andamento na cidade.

Confira alguns dos trabalhos desenvolvidos:

– Coleta Seletiva;
– Lixo Eletrônico;
– Escola Flores;
– Recuperação de Nascentes;
– Plantio de Mudas;
– Receitas Saudáveis (aproveitamento total dos alimentos);
– Adote sua caneca (substituição dos copos de plástico);
– Corrente do bem;
– Hortas Comunitárias;
– Implantação de Cisternas;
– Oficina de Grafite;
– Limpeza dos Rios (Paraná e Iguatemi);
– Levantamento de curva de nível;
– Cascalhamento das estradas.

Texto: Carina Yano/Semcos
Foto: Ademar Silveira/Semcos