MUNDO NOVO - MS
16/04/2024
Mais

    Governo de MS é premiado por boas práticas em infraestrutura e gestão pública

    Mais Lidas

    Mato Grosso do Sul foi duplamente premiado na 2ª edição do Prêmio de Boas Práticas do Brasil Central, realizado no dia 23, em Brasília. O prêmio reconhece as melhores práticas desenvolvidas pelos estados que compõem o Consórcio Brasil Central, do qual Mato Grosso do Sul faz parte.

    No setor de Infraestrutura e Logística, o projeto APP Transportador, da Iagro, ficou com o primeiro lugar. Já a Agraer foi a terceira colocada no prêmio de Gestão Pública, com o Painel de Transparência para o Programa de Integridade e Compliance. As duas agências são vinculadas à Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação).

    O governador Eduardo Riedel explicou que o APP Transportador vai dar segurança ao trânsito de produtos. “O aplicativo é um sistema altamente inovador. Parabéns à equipe da Iagro, que se debruçou sobre algo que é sensível e importante, inclusive para a garantia das exportações de alimentos. Mato Grosso do Sul é um grande exportador de alimentos na área animal, na área vegetal e esse aplicativo dá segurança para o trânsito de produtos que vão para frigorífico, que vão ser abatidos, ou trânsito entre propriedades. É com muita agilidade, rapidez, conhecimento da agência sanitária e muito fácil de ser operado “, disse.

    Ele afirmou ainda que outros estados já demonstraram interesse em “copiar” a ideia. “Já tem dois estados interessados. O Maranhão já falou: ‘quero ir lá para conhecer’. Goiás está discutindo também – o (governador Ronaldo) Caiado – e é fundamental que a gente tenha o avanço dessas tecnologias à disposição do produtor e que dê segurança ao cidadão como um todo”, continuou o governador.

    Criado para estimular a melhoria dos serviços públicos e fomentar a troca e implementação de ideias inspiradoras entre as unidades federativas consorciadas, valorizar a proatividade dos servidores públicos e divulgar práticas inovadoras que possam servir como referência para outras iniciativas, o prêmio foi recebido pelo secretário da Semadesc, Jaime Verruck.

    Foram inscritos mais de 130 iniciativas dos estados. O titular da Semadesc recebeu a premiação junto com o governador do Estado, Eduardo Riedel, que também está em Brasília participando da 1º Reunião da Assembleia Geral do BrC – 2024 e da 2ª edição do Prêmio de Boas Práticas do Brasil Central.

    A Iagro foi premiada com o valor de R$ 20 mil, em reconhecimento aos esforços e contribuições excepcionais. O aplicativo da agência permite registrar informações detalhadas sobre o transporte de animais, como origem, destino, condições sanitárias e demais aspectos relevantes. Isso proporciona uma maior transparência ao longo de toda a cadeia produtiva, desde a propriedade de origem até o abate ou outro destino final.

    Já a Agraer teve seu reconhecimento nacional com a plataforma de Business Intelligence baseada em indicadores e dashboards interativos e customizáveis em um ambiente que integra informações gerenciais da autarquia aos processos, objetivos e atividades dos instrumentos de excelência de gestão, combate à fraude e corrupção. O painel consolida um ambiente de Gestão Pública e compliance na Agraer, centralizando todas as iniciativas de transparência, governança, monitoramento e gestão ética.

    O secretário destacou a importância da premiação para elevar a eficiência dos serviços públicos. “O prêmio tem extrema relevância pois trata-se de uma motivação, um estímulo para os servidores criarem soluções inovadoras que tragam resultado para o cidadão. Isso é extremamente importante”, ressaltou.

    No caso da Iagro, Verruck salientou que a agência detectou dentro do Plano Nacional de Erradicação da Febre Aftosa uma necessidade de rastreabilidade do rebanho.

    “O Plano deu uma confiança ao sistema e a Iagro criou o aplicativo que inicialmente teve uma série de desafios. Tivemos a capacitação de caminhoneiros, transportadores e hoje o APP Transportador é esse sucesso, inclusive com adesão voluntária por parte das empresas como na suinocultura e na avicultura. Isso mostra o quão é necessário buscar soluções com tecnologia que atendam o setor”, comentou.

    Com relação a Agraer, Verruck frisa que a empresa pública fez um trabalho inédito, com o desenvolvimento de Compliance no Governo de uma maneira autônoma.

    “Tivemos uma equipe desenvolvendo a estrutura de compliance que inclusive está sendo utilizada pela própria CGE-MS. Então a Agraer vira essa referência, sendo a primeira autarquia do Estado ter um sistema de compliance agora reconhecido nacionalmente”, finalizou.

    Os participantes do prêmio foram agraciados com certificados de participação entregues por seus governadores, destacando a importância de suas contribuições para o desenvolvimento e aprimoramento dos serviços públicos. Todas as práticas inovadoras premiadas serão amplamente divulgadas, tornando-se modelos inspiradores para outras iniciativas em todo o País.

    Mais Notícias

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Últimas Notícias