MUNDO NOVO - MS
16/04/2024
Mais

    Governo instala centro emergencial para monitorar casos de dengue

    Mais Lidas

    Ministério da Saúde instalou, nesta quinta-feira (1º), COE (Centro de Operações de Emergência) para monitoramento da dengue em todas as unidades federativas. O anúncio foi feito pela titular da pasta, Nísia Trindade, durante a abertura da Comissão Intergestores Tripartite, em Brasília (DF).

    A medida, segundo justificativa apresentada à imprensa, permite uma análise minuciosa dos dados e das informações para subsidiar a tomada de decisão e definição de ações adequadas e oportunas para o enfrentamento dos casos.

    “A mensagem é de mobilização nacional, de união de esforços com estados e municípios. De um Brasil unido contra a dengue. Nós estamos, desde novembro, com uma série de ações para monitorar o avanço da doença. Temos o SUS, com toda sua capilaridade, os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias. É um movimento de governo, mas também precisamos do apoio da sociedade”, disse Nísia.

    Em 2024, até o momento, o Brasil registrou 243.721 casos prováveis de dengue. Os dados são do painel de atualização de casos de arboviroses. Em Mato Grosso do Sul, neste ano, foram registrados 1.606 casos prováveis de dengue.

    Com o acionamento do COE, o Ministério da Saúde vai “ampliar o monitoramento da situação, com ênfase em dengue, para orientar a execução de ações voltadas à vigilância epidemiológica, laboratorial, assistencial e de controle de vetores. O planejamento das ações e a resposta coordenada serão feitos em conjunto com estados e municípios e de forma interministerial”, finalizou a ministra.

    FONTE: Campo Grande News

    Mais Notícias

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Últimas Notícias