MUNDO NOVO - MS
22/04/2025
Mais

    Força Nacional tem efetivo reforçado em Guaíra após ataques a indígenas

    Mais Lidas

    Medidas de segurança aumentam após ataques a indígenas, gerando críticas a ações de segurança

    Portal da Cidade Guaíra –

    O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) determinou o aumento de 50% no efetivo da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) na Terra Indígena (TI) Tekoha Guasu Guavirá, situada entre os municípios de Guaíra e Terra Roxa, no oeste do Paraná, após um ataque a tiros na noite de sexta-feira (3). A região, que está próxima à fronteira com o Paraguai, registrou ferimentos em quatro indígenas da comunidade Yvy Okaju (antigo Y’Hovy), do povo Avá-Guarani.

    As vítimas dos disparos incluem uma criança atingida na perna, um jovem baleado nas costas, outro indígena ferido na perna, e um quarto que teve o maxilar perfurado. O governo federal informou que, desde então, medidas preventivas foram tomadas para restabelecer a ordem e evitar a escalada das tensões na área.

    A Força Nacional foi alertada sobre o ataque por volta das 21h de sexta-feira, motivando o envio de reforços no sábado. O Ministério da Justiça já havia autorizado, em novembro de 2024, a presença da FNSP na TI, em apoio à Fundação Nacional do Índio (Funai), para garantir a segurança da comunidade indígena.

    Além de reforçar o patrulhamento, as equipes de segurança têm atuado para realocar os moradores da aldeia para áreas mais protegidas e monitorar a região com vigilância contínua. A Superintendência da Polícia Federal do Paraná coordena as investigações para identificar os responsáveis pelos disparos, enquanto a Polícia Militar do Paraná e a FNSP realizam policiamento ostensivo.

    Os indígenas feridos foram encaminhados para atendimento médico em Guaíra e Toledo, com acompanhamento da Guarda Municipal e da Funai. O governo estadual e as forças de segurança continuam com ações para evitar novos incidentes e garantir a proteção da comunidade.

    Mais Notícias

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Últimas Notícias