Unidade em Campo Grande é a primeira aberta na Região Centro-Oeste e evento contou com a presença de autoridades, dirigentes e dos tetracampeões Branco e Ronaldão
Rogério Vidmantas/FFMS –
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) inauguraram na última quinta-feira (3) o Centro de Desenvolvimento do Futebol do Estado de Mato Grosso do Sul, instalado em Campo Grande . O presidente da CBF, Samir Xaud, e o presidente da FFMS, Estevão Petrállas, comandaram a cerimônia de abertura do primeiro equipamento da região Centro-Oeste, e receberam autoridades locais, dirigentes, representantes da FIFA, mandatários de Federações Estaduais, além da presença dos tetracampeões mundiais Branco e Ronaldão.
Nos discursos do evento, o presidente da CBF destacou o potencial do CD para a transformação do futebol sul-mato-grossense. Já o presidente da FFMS, além de exaltar a qualidade da estrutura, ressaltou que os Centros de Desenvolvimento são ferramentas de “ cidadania ” para a juventude de cada estado.
Esta é a primeira unidade oficialmente aberta no Centro-Oeste. Em Goiás, outro CD da Região, as obras já estão em curso . Desde que o projeto foi destravado em julho do ano passado, os CDs de Rondônia, Tocantins, Amapá, Sergipe, Santa Catarina, Espírito Santo e Piauí já se encontram em funcionamento. A unidade do Pará foi inaugurada pouco após a Copa.
Samir Xaud comentou a alegria de inaugurar o oitavo Centro de Desenvolvimento do Futebol de sua gestão.
“Estou muito feliz de dar sequência na entrega dos Centros de Desenvolvimento, agora aqui no Mato Grosso do Sul, em Campo Grande, e feliz em ver essa estrutura feita para o desenvolvimento do futebol brasileiro. Hoje entregamos essa ferramenta importante que vai ajudar ainda mais a federação local e o nosso presidente (Estevão) a trabalhar e a desenvolver o futebol de base aqui na região”, celebrou Xaud.
Já Petrallás agradeceu a presença de todas as autoridades e ressaltou a importância do momento para o futebol estadual.
“Estou com o coração repleto de felicidade de receber a CBF, patrocinadores, apoiadores e principalmente os presidentes de clubes, que começam a ter uma expectativa positiva. Quero agradecer aos pais que estão aqui nos acompanhando e a essa meninada, que nos dará alegria num futuro breve. Quero retribuir tudo isso com uma palavra de agradecimento, especificamente ao presidente Samir e aos presidentes de Federações, que acreditam na retomada do futebol de Mato Grosso do Sul”, agradeceu Petrállas.
A inauguração do Cd de Campo Grande contou também com a presença de representantes da FIFA, por meio do chefe do escritório regional da entidade para a América do Sul, Rafael Arias.
“À medida que os Centros de Desenvolvimento do Legado (da Copa) são inaugurados, nossa felicidade cresce também. São mais crianças que vão ter o benefício dessa estrutura e vamos ter mais desenvolvimento do futebol e mais cobertura do território brasileiro. Para nós, é um verdadeiro prazer ver todas essas atividades e o êxito das crianças”, comemorou.
Potencial dos CDs
Construídos com recursos do Fundo de Legado da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, os Centros de Desenvolvimento foram concebidos para os 15 estados que não receberam jogos no Mundial sediado no país.
Os CDs contam com estrutura base versátil – campo de gramado sintético com medidas no padrão FIFA Quality (105x68m), vestiários para equipes e para a arbitragem, arquibancadas, áreas médica e administrativa, estacionamento e depósito – e pronta para receber campeonatos de futebol amador e profissionais, torneios das categorias de base, eventos com crianças de iniciação à prática desportiva, capacitações de arbitragem, gestores, médicos e treinadores, entre outras possibilidades.
Fonte: TV Sobrinho




