Texto: Roney Minella Fotos: Guiomar Biondo
As constantes chuvas estão danificando sobremaneira as estradas vicinais do município de Itaquiraí. A situação é extremamente preocupante e levou o prefeito Ricardo Fávaro Neto (PSDB), a buscar apoio do Governo do Estado, para fazer o enfrentamento do problema. O objetivo é fazer a manutenção emergencial para restabelecer o tráfego seguro de pessoas, veículos e caminhões.
Em todos os quadrantes do município as fortes enxurradas estão abrindo crateras ou valetas, desafiando o incansável trabalho de recuperação que foi feito recentemente pela Prefeitura de Itaquiraí, através da Secretaria Municipal de Obras, onde homens e máquinas percorreram vários assentamentos e linhas mestres. “Executamos aproximadamente 200 quilômetros de recuperação de estradas rurais. Porém, as chuvas voltaram a acontecer provocando estragos ainda maiores”, informa o secretário de Obras, José Carlos Loro.
Ao visitar a zona rural, o prefeito Ricardo constatou a gravidade da situação e determinou sua equipe a fazer um relatório, com registro fotográfico para consubstanciar sua reivindicação. “Levamos este dossiê, mostrando a situação caótica até ao Governo do Estado, na Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul), órgão subordinado à Secretaria de Estado de Infraestrutura, onde estamos reivindicando apoio necessário para que a manutenção possa ser realizada o mais breve possível, tão logo ocorra a estiagem”.
O prefeito Fávaro observa que Itaquiraí possui 61% de sua população residente no campo, resultando numa enorme concentração de pessoas nos 12 assentamentos existentes no município. “Portanto, o tráfego de ônibus escolares, de milhares de famílias da agricultura familiar e de escoamento de nossa produção acontece principalmente zona rural, que precisam de estradas em perfeitas condições”.
“Por isso, fizemos constantes investimentos na reforma das estradas. Porém, temos mais de 1.250 quilômetros de vias vicinais, e as chuvas estão “castigando bastante”, deixando trechos em condições intrafegáveis, que voltaram a precisar de urgente manutenção. Por isso, estamos pedindo apoio do Governo do Estado, principalmente para reformar as linhas do Assentamento Sul Bonito, que iniciam todas na MS-488, conhecida como estrada da Praia da Amizade”, argumenta Ricardo Fávaro, que está em Campo Grande mantendo audiências buscando a resolução de problemas do município de Itaquiraí.