Formatura

Na manhã desta sexta-feira (19), o 12º BPM de Naviraí realizou a formatura de 88 novos policiais militares, que a partir de hoje passam a fazer parte do efetivo existente não só de Naviraí, mas também das cidades que fazem parte do Batalhão.

Em meio a abraços apertados – longos e silenciosos – entre os soldados, certamente pode definir o clima de emoção vivido na solenidade de formatura dos novos soldados, ocorrida na manhã de hoje (19) no Parque de Exposições de Naviraí.

O Secretário de Justiça e Segurança Pública do Estado, Dr. Sílvio Cesar Maluf, que representava o Governador do Estado de Mato Grosso do Sul, acompanhado do Comandante-Geral da Polícia Militar, Coronel PM Deusdete Souza de Oliveira Filho, além de outras autoridades de Naviraí, bem como, de outras cidades se fizeram presentes no ato que marca o ingresso desses novos profissionais de segurança pública.

Após receberem suas primeiras divisas, os 88 formandos do 12º Batalhão de Polícia Militar de Naviraí prestaram juramento à Bandeira Nacional. “Este juramento não é  apenas a expressão de palavras. Ele possui o significado de bem servir e acrescenta o dever do risco da própria vida, condição que diferencia o policial militar dos demais servidores  públicos e  atribui,  ainda mais, a satisfação de pertencer aos quadros da Polícia Militar do Mato Grosso do Sul, assinalou em seu discurso o Coronel PM Deusdete.

Em seu pronunciamento, o Secretário de Justiça de Estado e Segurança Pública ressaltou a importância daquele momento para a segurança pública em Naviraí. “A incorporação destes novos soldados à Polícia Militar é motivo de alegria para a população, que vê na instituição uma entidade das mais respeitadas e prestigiadas do Estado”, disse o secretário Dr. Sílvio Cesar Maluf ao saudar os formandos.

Durante a solenidade os formandos homenagearam com placas, pessoas que contribuíram para a formação dos novos policiais militares. Entre os agraciados com a honraria estão o governador Reinaldo Azambuja, o secretário Sílvio Maluf, o Coronel PM Deusdete Souza Oliveira Filho, o Subcomandante da PM, Coronel PM Jorge Edgard Júdice Teixeira, o Tenente Coronel PM Cláudio Roberto Monteiro Ayres, Comandante do Centro de Ensino e Formação, o Comandante do Comando de Policiamento de Área – 1, Tenente Coronel PM José Maidana e o Comandante do 12º BPM de Naviraí Tenente Coronel PM Ezequiel Martins dos Santos.

Foram homenageados ainda o Capitão PM Júlio Marcos Echeverria Silva, Comandante do Corpo de Alunos, o Prefeito de Naviraí e Patrono da turma Leonardo Peres de Matos, e a Deputada Federal e Paraninfa da Turma Tereza Cristina.

Por fim, os novos Soldados PM desfilaram em continência a maior autoridade militar presente, e retornaram para o tradicional “fora de forma”.

Fonte: Policia Militar / Fotos: Gilmar Prado