1ef305a7-429f-41d6-b998-47a09d776135A Secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento de Vigilância Sanitária e Controle de Endemias, realizou na sexta-feira dia 19, uma palestra abordando vários temas entre eles, o combate, prevenção e controle da dengue, chikungunya e zika.

O evento aconteceu no anfiteatro Salvador Nogueira e o responsável em passar todas as orientações aos Agentes, que fazem parte do setor, foi o Sr. Luvercides Costa do Núcleo Regional de Naviraí-MS.

73bb56ab-aa4c-49af-b0bc-0ad439b7cddbUm dos objetivos da palestra foi orientar os Agentes como abordar os moradores informando aos mesmos, métodos corretos para o controle e eliminação de possíveis focos do mosquito Aedes Aegypti.

A Vigilância Sanitária e o Controle de Endemias esta realizando, por meio de mutirão, visitas a todas as residências do município procurando desta forma combater estas três doenças. A dengue é, sem dúvidas, a doença mais grave quando comparada à chikungunya e à zika. Ela causa febre, dores no corpo, dores de cabeça e nos olhos, falta de ar, manchas na pele e indisposição. Em casos mais graves, a dengue pode provocar hemorragias, que, por sua vez, podem ocasionar óbito.

A única forma de evitar as doenças é através de uma ação conjunta de todos, mantendo os quintais limpos, evitando assim, criadouros nas casas e áreas públicas.