MUNDO NOVO - MS
05/10/2024
Mais

    PMA captura seis das sete Emas que apareceram na área urbana de Mundo Novo. Uma delas morre após perseguição

    Mais Lidas

    12790220_1118808768140965_186726978_oMundo Novo (MS) – Na manhã desta quinta-feira (3), por volta das 10h:00,  o senhor Valdemir de Sousa, compareceu ao Grupamento de Polícia Militar Ambienta (GPMA),  informando que algumas aves silvestres, da espécie Ema, foram avistadas próximas ao Supermercado União, localizado no bairro Vila Nova.

    Uma equipe PMA se deslocou ate o local, e observou sete Emas, que estavam em uma área de pastagem próxima a creche Guaicurus; as aves se encontravam visivelmente incomodadas com o fato de haver no local várias pessoas, que inclusive, tentavam capturá-las.

    12790005_1118808951474280_1068398929_o

    A equipe tentou conduzi-las até à área rural, porém, não foi possível devido ao grande tumulto gerado pelas pessoas que ali transitavam. Desta forma, e mesmo com dificuldades, a guarnição, conseguiu capturar seis aves, que de imediato, foram reintroduzidas ao ambiente natural.

    Entretanto, uma das aves seguiu em direção ao perímetro urbano. A ave foi capturada próximo ao DETRAN deste município, pelo senhor Altair Faquete Santos, que a conduziu até este Grupamento de Polícia Militar Ambiental, informando que a ave aparentava estar extremamente exausta.

    De imediato a ave foi recolhida a um local adequado, porém, veio a óbito por hipertermia, apresentando lesões em ambas as patas e unhas.

    Sem título-2

    Em seguida, a equipe de serviço visualizou um vídeo no site de relacionamentos Facebook, na página do comunicador César Galeano, onde uma pessoa de motocicleta, semelhante a uma Honda Biz, de cor branca, perseguiu a ave (Ema) que havia seguido em direção ao perímetro urbano, por pelo menos 1 km.  No vídeo, o velocímetro da motocicleta acusava velocidade entre 50 e 60 km/h.

    A ave veio a óbito devido ao estado de stress e hipertermia sofridos durante a tentativa de fuga da motocicleta, o que configura crime ambiental previsto nos artigos 29 e 32 da Lei Fed. 9.605/98.

    A página do facebook onde está o vídeo, aponta a pessoa de Everton Nascimento, vulgo “novinho” como autor da perseguição ao animal.

    A ocorrência será encaminhada a Delegacia de Polícia Civil para as investigações sobre a autoria.

    Fonte: César Galeano

    Mais Notícias

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Últimas Notícias