PC, coordenador da Coophaf, destaca importância das parcerias com a Prefeitura e Governo do Estado para garantir a construção das casas rurais pelo PNHR em Itaquiraí

A Prefeitura de Itaquiraí em parceria com a Cooperativa de Habitação da Agricultura Familiar (COOPHAF) e o Governo do Estado inauguraram na manhã de hoje (31), mais 11 unidades habitacionais do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR).

A solenidade foi realizada no Assentamento Sul Bonito, Lote 25, na propriedade do casal, Antônio Aparecido Quintino e Maria das Dores Alves Quintino. Participaram do ato, o representante do governador Reinaldo Azambuja e da Secretaria de Estado de Habitação, Cilimar Cazelli; o gerente da Caixa Econômica Federal, José Aparecido Zeferino (Cido); o coordenador de políticas da COOPHAF, Paulo César Faria, o “PC”; o Diretor Municipal de Habitação Jonício Leite de Souza, e inúmero produtores da agricultura familiar residentes nos assentamentos.

O primeiro a usar da palavra foi o coordenador da Coophaf, que fez explicações sobre a iniciativa de buscar o apoio do Município para viabilizar o projeto. “Este é o resultado de parcerias da Coophaf, Prefeitura de Itaquiraí, Agehab do Estado, e do Governo Federal através do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR). Assim, foram garantidas as construções destas casas rurais. É a soma de esforços”, pontua PC.

 “O governo do Estado não mediu esforços para que mais este projeto de moradia se tornasse realidade. Aliás, o interesse do Município, e a proposta de parceria da Cooperativa, foram fundamentais para a concretização deste empreendimento. Entregamos mais 11 casas rurais de alvenaria, com qualidade na construção. Assim, deixamos mais uma marca do Governo do Estado e do Município também no setor da Habitação Rural”, pontuou Cilimar Cazelli, ao parabenizar as famílias rurais pela conquista.

Segundo o gerente da Caixa, Cido Zeferino, informou que cada unidade habitacional entregue tem 59,82 metros quadrados, contendo dois dormitórios, um banheiro, uma sala, uma cozinha e uma varanda. O investimento total foi de R$ 324.500,00. “Para nós, da instituição financeira, é motivo de satisfação participar de eventos desta natureza. Vimos aqui, na prática, os recursos públicos resultando em melhoria da qualidade de vida da população rural. Estão de parabéns todos os envolvidos”, disse Cido. Aliás, ele afirmou que Itaquiraí é o município que mais está crescendo na região, apontando que é grande o número de atendimento realizados em torno do projeto Minha Casa Minha Vida, considerando assim, que a CEF poderá, futuramente, instalar uma unidade de atendimento em Itaquiraí.

O produtor rural Quintino, disse que desde o início do assentamento, há aproximadamente 20 anos, sonhava com a construção de uma casa em sua propriedade. “Se a gente fosse construir com o trabalho do sítio, com certeza ainda iria demorar muito para ter uma casa dessas. Realmente, estamos realizando um sonho de toda a família”, afirmou. Ele e as famílias presentes beneficiadas, agradeceram as autoridades.

Fotos: Edson Freitas

PC, coordenador da Coophaf, destaca importância das parcerias com a Prefeitura e Governo do Estado para garantir a construção das casas rurais pelo PNHR em Itaquiraí

Autoridades inauguram uma das 11 casas, no Assentamento Sul Bonito, na propriedade do Senhor Quintino, em Itaquiraí