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17/06/2025
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    Câmara Municipal da Capital conclama vereadores do interior para debater paralisação de duplicação da 163

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    O presidente do Legislativo de Mundo Novo, Gildo Amaral, esteve na manhã desta quinta-feira(18) participando de uma reunião na Câmara de Vereadores na Capital do Estado, para debater a paralisação das obras de duplicação da BR-163 pela empresa concessionária CCR MSVia.
    De acordo com o vereador mundonovense, estiveram na reunião de inciativa da Parlamento Municipal de Campo Grande, representantes das câmara municipais dos 21 municípios, por onde a BR-163 corta.
    Uma carta foi elaborada com aval dos vereadores sul-mato-grossenses dos 21 municípios para retomada das obras de imediato.
    “A Carta será encaminhada ao ministro dos Transportes,Maurício Quintella, exigindo a continuidade das obras ou caso contrário , não poderá haver cobranças nos pedágios”, comentou.
    Dados sobre a rodovia
    A BR-163/MS tem 845,4 quilômetros de extensão e cruza todo o Mato Grosso do Sul, desde a divisa com o Paraná, ao Sul, na cidade de Mundo Novo, até a divisa com Mato Grosso, ao Norte, na cidade de Sonora.
    A concessão iniciou em 11 de abril de 2014 para administração por 30 anos. Até setembro de 2015 foram duplicados 90 km, 10% necessários para o início da cobrança de pedágio, que começou no dia 14 de setembro de 2015 e arrecadou R$ 89,1 milhões no exercício encerrado em 31 de dezembro de 2015.
    Ao todo, são nove praças de pedágio no estado, com tarifas que custam até R$ 7,40. Para percorrer toda a rodovia de carro é preciso desembolsar R$ 55,40, valor que é maior para carretas, caminhões e ônibus. Por dia, 46 mil veículos trafegam pela rodovia.
    O valor previsto do contrato para a duplicação da BR-163 é de R$ 6,5 milhões. Para isso, o BNDES repassou R$ 248,8 milhões à concessionária em junho de 2015, referentes ao financiamento ponte firmado em 2014 no total de R$ 646 milhões. No final do ano de 2015, a Companhia recebeu a aprovação do empréstimo de longo prazo, no valor de R$ 2.319 milhões, da Diretoria do BNDES.
    A CCR MSVia tem como obrigação contratual duplicar mais de 800 quilômetros da BR-163/MS em 5 anos. Em três anos, foram duplicados, até maio de 2017, apenas 138 km ao longo de 10 trechos da rodovia; além de implantadas 17 bases operacionais e 9 praças de pedágio.
    Em ata de assembleia da concessionária, o demonstrativo financeiro de 2016 apontou lucro de mais de R$ 57 milhões, dos quais 26 milhões foram usados para pagar prejuízos dos anos anteriores.

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