Palco de grandes debates em prol o bem estar da população, a Sessão do Legislativo desta segunda-feira(29) foi ressaltado as  ações emergentes de pessoas que contribuíram em amenizar os transtornos ocasionados pelas fortes chuvas deste  final de semana. O bairro de maior transtorno foi o Fleck.
-Servidores de vários setores do município estão contribuindo com medidas paliativas, sendo elogiados  pelos vereadores pela espontaneidade em atender cada individuo, com  imóvel inundado e perspectivável perda de moveis.
-Foi sugerido a substituição ou de paralelo a drenagem existente a implantação de tubos de 80 até  100 Cm, para o recebimento da água pluvial, sendo viável para capacitação  do volume  volume de  enxurrada. A  Rua Don Pedro e Avenida Rio Branco e adjacentes serão estudas para medidas definitivas.
O presidente da Casa de Leis, Gildo Amaral, acompanhou o prefeito Valdomiro Sobrinho, na noite de chuva de sábado, constatando aflição das famílias, agravada com a perda de bens, atitude semelhante do vereador Kaudi Filho com a vice-prefeita, Rosaria Andrade, visitando as famílias na manhã de domingo.
-Quanto o Legislativo e Executivo, através de seus representantes  se propuseram  para soluções de curto, médio e longo prazo;  podendo ser viabilizado via Governo, com menção do  vereador Gesse Ferreira, que solicitou projeto de uma galeria para encaminhar a solicitação a Governadora Rose Modesto, que sinalizou para contribuir com o município.
O vereador Pinduca esteve comentando o grande estrago nas estradas rurais, que estão sendo reativadas pelos pontos de maiores complexidades; iniciado pela estrada do Cascalho,  e no tempo hábil em todo meio rural.
Já  vereadora Niva Ramos, em condolência as famílias prejudicadas no município, especificamente do bairro Fleck, solicitou ainda uma visita da Defesa Civil no Assentamento Pedro Ramalho, sendo senário todas as vezes  de catástrofes climático. A edil esteve comentando que,   quanto Assistência Social e Agricultura contam com lonas para demanda, sendo uma conquista sua.
KART
Os vereadores parabenizaram Grupo de Kart de Mundo Novo que esteve contribuindo com a Prefeitura na Inauguração do Kartódromo Municipal, destacando Gilberto Delicado e Marcos Mabinder pela dedicação e sucesso da etapa.
-O Kartódromo Municipal,  emenda do Deputado Federal Vander Loubert através do projeto do ex-vereador Aleamir Biazussi, foi  ressaltado pelo vereador Alfonso Lavarda.
Lavarda disse ainda do  espetáculo do evento com excelente apresentação dos seus  competidores, e combinação com a Banda Dasantigas que proporcionou show a parte com melhor do Rock. Mesmo com elogio,  cobrou para os próximos eventos segurança ampliada que contemple o acesso a rodovia, impossibilitando quaisquer risco de acidente,sendo o público estava assistindo a competição próximo a BR 163.
Agronomia 
Na quarta-feira (24) os vereadores foram representados pelo secretário Paulo Ricardo, na Reitoria Itinerante da UEMS-,  apresentando protocolo de assinaturas ao  “Corpo Diretivo da Faculdade Estadual”, de adesão de câmaras municipais  e prefeituras de 14 municípios, para implantação do curso de Agronomia na Unidade da UEMS  de Mundo Novo, sendo comemorado o resultado pelo vereador Pinduca, que comentou de passos importantes para concretização da iniciativa.
O vereador Gildo Amaral, também comentou o curso de Agronomia, que esta sendo visto com bons olhos pela vice-governadora Rose Modesto, que manifestou  sua contribuição; sendo  reiterado em audiência(24) em Campo Grande, no seu gabinete com o  presidente Gildo Amaral, vice Gesse Ferreira e o vereador Alfonso Lavarda. Os vereadores mundonovenses foram acompanhados do chefe estadual da Agraer Enelvo Iradi Felini e o assessor de Governo, Nelson Cintra.
-Em visita recentemente ao município,   a vice-governadora na inauguração da casa social Nossa Casa, projeto de parceria da vereadora Rose do Acampamento,    já havia se manifestado em prol o curso de Agronomia, com assinatura de seu apoio ao Grupo de Professores da UEMS.
-O Governador Reinaldo Azambuja, vários deputados estaduais e federais, se manifestaram publicamente a implantação do curso.
Projeto aprovado
Na Sessão os vereadores foram unânimes na aprovação para autorizar o Executivo abrir credito especial de R$ 400 mil reais, recurso incluso na dotação orçamentaria, sendo celebrado com a ITAIPU em 2016. A liberação é viável  para contemplar a conservação das estradas rurais e urbanas.