Toneladas de açúcar e milhares de litros de óleo de cozinha contrabandeados do Brasil foram apreendidos hoje (7) por agentes da Unidade Interinstitucional para Prevenção, Combate e Repressão ao Contrabando (UIC), do Paraguai. Carga de alimentos estava dividida em três caminhões e apreensão ocorreu na região de fronteira com Mato Grosso do Sul, a cerca de 90 quilômetros de Paranhos.

Coordenador da UIC, Emilio Fuster, divulgou imagens da apreensão em sua conta pessoal do Twitter.

“Procedimento em curso em Curuguaty. A UIC, com apoio do Exército, apreende toneladas de açúcar e milhares de litros de óleo. Tolerância zero ao contrabando”, disse Fuster na postagem.

Três veículos foram parados com o apoio de militares do Exército, em uma rodovia que corta a cidade de Curuguaty, no estado de Canindeyú, próximo de Paranhos, no Mato Grosso do Sul. Cinco pessoas foram detidas.

Em comentários na rede social, paraguios pediram que os produtos apreendidos sejam doados a instituições de caridade e famílias de baixa renda, enquanto outros pediram apuração rigorosa para saber como o comboio cruzou a fronteira com documentação de carga irregular.

Presidente do Paraguai, Mario Abdo Benitez, também usou o Twitter para divulgar a apreensão. Ele classificou o resultado da ação conjunta como “excelente trabalho”.

Mercadoria foi encaminhada para a Capital do Paraguai, Assunção, e investigação será feita para apurar qual seria o destino da carga.