– Em busca de recursos Mara Caseiro e lideranças de Paranhos vão à Secretaria Estadual de Saúde –

FERNANDA FRANÇA
A deputada estadual Mara Caseiro (PTdoB), o secretário de Saúde de Paranhos, Audinar Ramos Dias (Dinho) e a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Adilva Ponciano Schuler, estiveram reunidos na sexta-feira (1) com a secretária de Estado de Saúde, Beatriz Dobashi, solicitando a liberação de recursos e equipamentos para o município.

Além de discutir a situação global da saúde na cidade, Dobashi recebeu solicitação de recursos, totalizando R$ 70 mil, para a construção de um novo laboratório de análises clínicas. De acordo com o secretário municipal de saúde, a estrutura que funciona atualmente fica nos fundos do hospital, e se encontra em péssimo estado de conservação, inclusive com várias rachaduras e problemas no teto. “A ideia é construirmos um anexo, uma estrutura nova, até porque hoje as pessoas precisam passar por dentro do hospital para acessar o laboratório”, detalhou o gestor.

Outro pedido apresentado pelas lideranças de Paranhos à secretária de Saúde foi um aparelho de ultrassonografia e uma mesa cirúrgica, uma vez que a que está em uso no município não está em bom estado de conservação. “Só há um aparelho de ultrasson em funcionamento, e como há muitas gestantes, a fila fica grande, o atendimento acaba se acumulando”, justificou o secretário de saúde do município.

Beatriz Dobashi disse que vai poder dar uma resposta a respeito dos pedidos no próximo mês, mas deixou claro que as solicitações são bastante razoáveis e têm condições plenas de serem atendidas.

OUTROS MUNICÍPIOS
A deputada Mara Caseiro aproveitou o encontro com a secretária de Saúde para reforçar pedidos de recursos e equipamentos para outras cidades da região do Conesul e Sul-Fronteira. Entre essas solicitações, está a compra de um arco cirúrgico para o município de Naviraí e recursos para realizar melhorias na estrutura física da maternidade Mãe Pobre, localizada em Glória de Dourados.

A secretária estadual de Saúde – Beatriz Dobashi, informou que está elaborando uma planilha com todos os pedidos dos municípios, já que há 60 novos prefeitos no Estado e muitas solicitações estão chegando à secretaria de Saúde. Este informativo será encaminhado ao governador André Puccinelli (PMDB), que vai verificar o que pode ser atendido como emenda, ação de governo ou o que será levado como pedido até o ministério da Saúde.

Durante a reunião, Mara Caseiro também ressaltou a importância da regionalização da saúde para fortalecer os municípios. Desta forma, há o desafogamento do atendimento na Capital e as pessoas passam a ser atendidas com mais conforto em suas próprias localidades.

Ela lembrou que se municípios como Amambai e Naviraí conseguissem se estruturar, com recursos e melhores equipamentos, o atendimento em saúde melhoraria significativamente na região.

Fonte: Sulnews
TAGs: