-Bovinocultor de leite, fruticultor, horticultor orgânico e viveiricultor são os cursos ofertados-

 Ronney Minella

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itaquiraí, a Câmara de Vereadores e a Prefeitura Municipal, em parceria com o SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, apresentaram na semana que passou o Pronatec Campo. O projeto, uma iniciativa do Ministério da Educação e Cultura e do MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário  oferta cursos de formação inicial e continuada para agricultores familiares, povos das comunidades tradicionais, e da reforma agrária (acampados e assentados).

O evento de apresentação do “Pronacampo” foi realizado no Plenário da Camara Municipal de Itaquiraí, sendo prestigiado pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, vereador Joel José Cardoso, pelo presidente do Legislativo Rui Felipe Kopper, com palestras do engenheiro agrônomo Marco Antonio e da assistente técnica Vanessa Correia, ambos da Delegacia Federal do MDA/MS.

Aos presidentes de associações, agricultores familiares e assentados presentes a reunião, os palestrantes expuseram todos os detalhes do Pronatec Campo, relatando que na parceria firmada com o Senar, Itaquiraí está sendo contemplado inicialmente com quatro importantíssimos cursos: Bovinocultor de leite, fruticultor, horticultor orgânico, e viveiricultor, num total de 90 vagas. O cursos bovinocultor de leite e fruticultor terão 200 horas de aulas, e os cursos de horticultor e viveiricultor com 160 horas de aulas cada um.

 “Estes cursos são para a qualificação dos trabalhadores rurais e para a educação profissional técnica de nível médio para os estudantes. Portanto, é um oportunidade ímpar, antes, nunca ofertada em Itaquiraí”, informou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Joel Cardoso. Contudo, ele observou que o principal objetivo do projeto é proporcionar a inclusão social e produtiva, para que, na prática aconteça o desenvolvimento sustentável e o êxodo de filhos dos agricultores e assentados deixe de acontecer e todos possam viver da renda de seus sítios e lotes rurais.

Outro detalhe, informa Joel, é que para o acesso ao Pronaf Jovem, será necessário que o interessado participe e conclua o curso do Pronatec Campo. Para mais informações e realização das pré-matrículas os interessados deverão procurar a secretaria do Sindicato Rural dos Trabalhadores Rurais de Itaquiraí, pois, as inscrições já poderão ser realizadas.

Foto: Jefferson Lopes